MPT-RS comparece a encontro do TRE-RS sobre eleições

Procuradora-chefe e vice-procuradora estiveram no evento Diálogos com a Sociedade: urna eletrônica e Eleições 2024, realizado na terça-feira (2/3)

     A procuradora-chefe do Ministério Público do Trabalho no Rio Grande do Sul (MPT-RS), Denise Maria Schellenberger Fernandes, e a vice-procuradora-chefe, Martha Diverio Kruse, representaram a instituição no encontro Diálogos com a Sociedade: urna eletrônica e Eleições 2024, realizado no plenário do Tribunal Regional Eleitoral no Rio Grande do Sul (TRE-RS), em Porto Alegre.

     O evento, promovido pelo TRE-RS por meio da EJERS (Escola Judiciária Eleitoral Ministro Paulo Brossard de Souza Pinto), foi realizado com o objetivo de tirar dúvidas da população e fortalecer o diálogo entre o tribunal e a sociedade sobre temas cruciais para a democracia, como o funcionamento das urnas eletrônicas, o sistema eleitoral, a utilização de inteligência artificial, assédio eleitoral e dúvidas da legislação. Para isto, representantes da Justiça Eleitoral responderam perguntas previamente formuladas.

     A abertura do evento foi realizada pela presidente do TRE-RS, desembargadora Vanderlei Teresinha Tremea Kubiak, que afirmou que a Justiça Eleitoral preza pela defesa do fortalecimento da democracia, e defendeu que a transparência é um dos fatores para a confiança do processo eleitoral.
Além da presidente do tribunal, compuseram a mesa de honra do evento o vice-presidente e corregedor do TRE-RS, desembargador Voltaire de Lima Moraes; o diretor da EJERS, desembargador Jorge Luis Dall’Agnol; a diretora-geral do TRE-RS, Ana Gabriela Veiga e o secretário Judiciário do TRE-RS, Rogério de Vargas; o secretário de Tecnologia da Informação do TRE-RS, Daniel Wobet; e o secretário judiciário do TRE-RS, Rogério da Silva de Vargas.

     Em sua manifestação na audiência, a procuradora-chefe do MPT-RS, Denise Maria Schellenberger Fernandes, expressou a preocupação do Ministério Público do Trabalho com o assédio eleitoral nas relações de trabalho durante as eleições municipais e ressaltou a parceria com o TRE através de um acordo recentemente firmado.

     Em 2022, o MPT, não apenas no RS, mas em todo o Brasil, atuou intensamente para coibir tentativas de assédio ou coação eleitoral, cujo número de denúncias foi muito maior do que em pleitos anteriores. O acordo entre o MPT-RS e o TRE-RS objetiva reforçar o trabalho interinstitucional nas eleições municipais de 2024.

     O evento foi transmitido, ao vivo, pelo canal do TRE-RS, no Youtube, e pode ser visto neste link.

Fotos: Vittória Becker

Tags: Abril

Imprimir