MPT-RS recebe visita de perita espanhola especialista em saúde e segurança do Trabalho

Visita faz parte de intercâmbio realizado entre MTE e Ministério do Emprego e Seguridade Social espanhol

     Procuradores do Trabalho se reuniram nesta segunda-feira (20) com a especialista em saúde e segurança do Trabalho Carmen Ignoto, do Instituto de Seguridade e Saúde Laboral da Espanha. O encontro faz parte de intercâmbio, de 30 dias de duração, decorrente de acordo entre o Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) brasileiro e o Ministério do Emprego e Seguridade Social da Espanha. O objetivo foi promover o intercâmbio de informações entre instituições que atuam na área dos direitos trabalhistas nos dois países. A especialista já visitou empresas e sindicatos patronais e profissionais no Estado.

Perita falou sobre dinâmica da inspeção do trabalho em seu país; ela recebeu a publicação "MPT de la A a la Z", editada pela PGT
Perita falou sobre dinâmica da inspeção do trabalho em seu país; ela recebeu a publicação "MPT de la A a la Z", editada pela PGT

     No encontro, a perita explicou como é o funcionamento da inspeção do trabalho na área de saúde e segurança no trabalho na Espanha, e os procuradores tiveram a oportunidade de apresentar a forma de atuação administrativa e judicial do Ministério Público do Trabalho no Brasil para a proteção do meio ambiente do trabalho seguro e saudável. Conforme o coordenador nacional da Coordenadoria de Defesa do Meio Ambiente do Trabalho (Codemat), do MPT, procurador do Trabalho Philippe Gomes Jardim, "trata-se de oportunidade única para a assimilação de práticas positivas e experiências efetivas que podem ser utilizadas pelas instituições dentro de suas áreas de atribuição".

     Carmen Ignoto veio acompanhada da auditora fiscal do Trabalho Eva Patrícia Gonçalo Pires, do Departamento de Segurança e Saúde no Trabalho, do MTE. Participaram da reunião o procurador-chefe adjunto do MPT-RS, Rogério Uzun Fleischmann, o procurador-chefe substituto eventual, Paulo Joarês Vieira, e o coordenador nacional da Codemat, Philippe Gomes Jardim. Também participaram os analistas do MPT-RS na área de perícia Jane Escobar (engenheira de segurança do Trabalho), Luis Carlos Fujii e Mauro Soibelman (medicina do Trabalho).

Texto e foto: Luis Nakajo (analista de Comunicação)
Supervisão: Flávio Wornicov Portela (reg. prof. MTE/RS 6132)

Tags: Outubro

Imprimir