Procurador do MPT empossado como coordenador do Fórum Gaúcho de Combate aos Agrotóxicos

Escrito por .

Noedi Rodrigues da Silva e os demais integrantes da nova coordenação assinaram termo de posse em solenidade realizada na sexta-feira no auditório da sede do MPF, em Porto Alegre

     Foi empossada em uma sessão realizada na tarde desta sexta-feira a nova direção do Fórum Gaúcho de Combate aos Impactos dos Agrotóxicos (FGCIA). O procurador do MPT-RS Noedi Rodrigues da Silva assumiu como novo coordenador do fórum, iniciativa multidisciplinar que reúne os ministérios públicos para combater os efeitos danosos de produtos agrotóxicos para a população e os recursos naturais.

     A nova gestão tem também na coordenadoria adjunta as procuradoras da República Ana Paula Carvalho de Medeiros (MPF/RS) e Suzete Bragagnolo (MPF/RS), a promotora de Justiça Ana Maria Moreira Marchesan (MP-RS) e o representante da Associação Brasileira de Agroecologia (ABA), Leonardo Melgarejo.

     A cerimônia de posse foi realizada no auditório do Ministério Público Federal, em Porto Alegre, e a administração do MPT-RS foi representada pelo procurador-chefe substituto Victor Hugo Laitano.

     Ao tomar posse, Noedi Rodrigues da Silva lembrou os 10 anos da criação do FGCIA, em 2013 e o quanto representa seu crescimento ao longo desse período – hoje, 80 entidades compõem o Fórum.

     "É com grande honra e responsabilidade que assumo hoje a coordenação deste fórum que, todos aqui já disseram, é essencial para a defesa da saúde e do meio-ambiente. Já tomei posse mais de uma vez como coordenador deste fórum, mas nunca diante de tantas e qualificadas testemunhas. Não tenho como citar aqui todas as pessoas que fizeram nascer o fórum e fizeram dele o que é hoje, uma instituição sólida, democrática e firmemente ancorada em um propósito que nos mantém unidos: o combate aos impactos dos agrotóxicos", manifestou-se o procurador.

    Além dos integrantes da nova direção e do procurador Victor Hugo Laitano, fizeram parte da mesa de honra na abertura: o procurador-chefe da Procuradoria da República no Rio Grande do Sul (PR-RS), Felipe da Silva Müller; a delegada da Polícia Federal Jeanie Silvestreli Tufureti, chefe da Delegacia de Repressão a Crimes Contra o Meio Ambiente e Patrimônio, representando o Superintendente da PF no RS; Claudir Nespolo, superintendente regional do Trabalho e Emprego no RS; Diara Maria Sartori, superintendente do IBAMA; Nanci Walter, presidente do CREA-RS e Sérgio Poletto, vice-presidente da Federação dos Trabalhadores Assalariados Rurais do Estado.

Texto: Carlos André Moreira (reg. prof. MT/RS 8553)
Fixo Oi (51) 3284-3086 | Móvel Claro (51) 99977-4286 com WhatsApp | prt04.ascom@mpt.mp.br
www.facebook.com/mptnors | https://twitter.com/mpt_rs | www.instagram.com/mpt.rs

Tags: Março

Imprimir