• Procuradorias
  • PRT Porto Alegre
  • MPT considera irregular atual procedimento de contratação de estagiários dos gabinetes da Câmara de Vereadores de Porto Alegre

MPT considera irregular atual procedimento de contratação de estagiários dos gabinetes da Câmara de Vereadores de Porto Alegre

Para procurador Rogério Fleischmann, o ideal é a realização de processos seletivos públicos

      Para o Ministério Público do Trabalho, o estágio deve ser um ato educativo, vinculado ao processo de ensino do estudante. Por isso, o ideal não é a contratação de um estagiário apenas por critério de confiança, procedimento que ocorria nos gabinetes da Câmara de Vereadores de Porto Alegre. Tendo isso em vista, em agosto de 2013, o MPT expediu uma recomendação indicando que a contratação de estagiários deveria ocorrer mediante processo seletivo público.

     “Não há indicativo do MPT no sentido de extinguir os cargos de estágio. O indicativo é de que os estagiários sejam selecionados pela Câmara Municipal a partir de um processo seletivo público”, explica o procurador-chefe adjunto, Rogério Fleischmann. Segundo ele, o artigo 37 da Constituição Federal, dentre outros princípios, elenca os da impessoalidade, da eficiência e da moralidade. “A contratação feita mediante indicação ou mera análise de currículo ou entrevista, do nosso ponto de vista, não supre a necessidade de haver essa seleção de maneira impessoal”, completa.

     Para o procurador, o estágio é um ato educativo, complementar aos estudos. Por isso, “é necessário um maior cuidado na forma como o estagiário é contratado e na maneira como ele é tratado. É necessário que haja um acompanhamento”, reitera. Segundo ele, "o jovem precisa saber desde cedo que o serviço público é espaço que deve ser ocupado de forma impessoal e objetiva, sem apadrinhamentos, aprendendo que ele deve servir ao interesse coletivo e não ao interesse privado. Daí a importância de processo seletivo para estágio".

      Na última quarta-feira (6), em votação simbólica, a Câmara aprovou o projeto de lei que prevê a contratação de 36 novos cargos em comissão (CCs) para substituir os 72 estagiários que atuam nos gabinetes. A medida representa um custo extra de R$ 23, 5 mil por mês, e ainda precisa da sanção do prefeito José Fortunati. De acordo com Fleischmann, a recomendação do MPT foi expedida no sentido de que a Câmara faça processo seletivo para selecionar estagiários. A solução que está sendo apresentada não é objeto da recomendação.

      O MPT vem investigando outros órgãos públicos na questão de estágios. Os dois pontos principais observados são os processos seletivos, que devem ser públicos, e o desvirtuamento – quando o estágio não é na área de atuação do estudante. “Temos verificado não somente na Câmara, mas também em outros órgãos públicos, que os estagiários são contratados, geralmente, por indicação. O administrador público não pode agir de acordo com interesse pessoal, que é o que vem acontecendo”, aponta Fleischmann.

 

Texto: Franciele Costa dos Santos (estagiária de Jornalismo)
Supervisão: Flávio Wornicov Portela (reg. prof. MTE/RS 6132)
Fixo Oi (51) 3284-3066 | Móvel Claro com WhatsApp (51) 9977-4286 
prt4.ascom@mpt.mp.br | www.facebook.com/MPTnoRS | https://twitter.com/mpt_rs

Tags: Maio

Imprimir