Seminário de Ergonomia prossegue com apresentação de métodos voltados ao combate a estresse e a riscos de saúde na coleta de lixo

Escrito por .

Último dia do 10º Seminário Internacional de Sobrecarga Biomecânica no Trabalho terá também mesa redonda com participação de procuradores do MPT em Caxias do Sul e Campinas

     As conferências da manhã de quinta-feira (8/6) do 10º Seminário Internacional de Sobrecarga Biomecânica no Trabalho – “Como eu faço”, a cargo dos especialistas Marco Placci, Daniela Colombini, Ruddy Facci e Enrico Occhipinti, focaram na mensuração e combate ao estresse laboral. 

Marco Placci, Daniela Colombini, Ruddy Facci e Enrico Occhipinti, Edoardo Santino e Horácio Alves
Marco Placci, Daniela Colombini, Ruddy Facci e Enrico Occhipinti, Edoardo Santino e Horácio Alves

     Marco Placci abordou os riscos ocupacionais no trabalho com computador, destacando a análise de postos de trabalho, layout de salas e macrolayout (qualidades do prédio), com suas correlações com doenças decorrentes de postura, principalmente. Referenciou as normas ISO 9241 e a europeia 90/270, que apresentam requisitos para estações de trabalho ergonômicas: cadeiras, mesas, iluminação, e pausas pra descanso oculovisuais e posturais, entre outras.

     Enrico Occhipinti abordou o ergocheck, ferramenta desenvolvida pela International School of Ergonomics of Posture and Movement (EPM-IES), a pedido da Organização Mundial de Saúde (OMS), que almejava uma ferramenta que permitisse a fácil aplicação da ISO 11228, inclusive por pessoas não experientes. O ergocheck realiza a pré-avaliação dos problemas ergonômicos existentes em diversos tipos de ocupação laboral, classificando a importância do problema a ser enfrentado por ferramentas específicas.

     Daniela Colombini abordou a aplicação do ergocheck, também chamado de pré-mapa, na avaliação de risco de estresse relacionado ao trabalho, explicando alguns dos fundamentos conceituais da ferramenta, como o conceito de estresse ocupacional, extraído de acordo europeu sobre o assunto.

     Ruddy Facci, por sua vez, abordou as medidas a se tomar após a aferição do risco de estresse realizado com o ergocheck. Apresentou 28 ações de combate ao estresse laboral e lembrou que este é reconhecido como doença ocupacional no Brasil pela Portaria 4062`do MPAS.

     Completou o programa científico da manhã a conferência de Edoardo Santino sobre a Escola OCRA Brasiliana e a de Horácio Alves sobre quantificação do número de agentes e atividades na coleta de lixo. Edoardo destacou as traduções do trabalho da EPM no Brasil e informou que os livros da metodologia TACO e ergocheck, apresentados no seminário, devem ser traduzidos em breve no País.

     As atividades do período da tarde incluem mesa-redonda sobre fiscalização, auditoria e decisões judiciais nas questões de sobrecarga biomecânica no trabalho, com participação do procurador do Trabalho Ricardo Garcia (lotado em Caxias do Sul), que coordena as forças-tarefa estaduais do MPT em frigoríficos e hospitais, e do procurador do Trabalho Ronaldo Lira (lotado em Campinas-SP), além de conferências, premiação de trabalhos selecionados e entrega dos certificados de capacitação OCRA.

     O seminário é organizado pela Escola Ocra Brasiliana e promovido pela International School of Ergonomics of Posture and Movement (EPM-IES), tendo o apoio institucional do MPT-RS, além de: Associação Gaucha de Avicultura (Asgav), Sindicato das Indústrias de Produtos Suínos do RS (SIPS), Associação Gaucha de Medicina do Trabalho (Sogamt), Sociedade Brasileira de Medicina Legal e Pericias Médicas - Seccional do RGS, Revista Proteção, Associação Brasileira de Fisioterapia do Trabalho (Abrafit), Conselho Federal de Fisioterapia e Terapia Ocupacional (Coffito) e Associação Paranaense de Engenharia de Segurança do Trabalho (APES).

Leia mais

7/6/2017 - Estudos mostram importância da Ergonomia para trabalhadores e empresas
7/6/2017 - 10º Seminário Internacional de Sobrecarga Biomecânica no Trabalho é iniciado em Porto Alegre
24/5/2017 - MPT apoia seminário internacional de Ergonomia que ocorrerá em Porto Alegre

Texto e fotos: Luis Nakajo (analista de Comunicação)
Fixo: (51) 3220-8328
Supervisão: Flávio Wornicov Portela (reg. prof. MT/RS 6132)
Fixo Oi (51) 3220-8327 | Móvel Claro (51) 99977-4286 com WhatsApp
prt4.ascom@mpt.mp.br | facebook.com/MPTnoRS | twitter.com/mpt_rs

Tags: Junho

Imprimir