GISA alerta para o desperdício no Dia Mundial da Água

Escrito por .

Grupo dá dicas para economizar água nas casas brasileiras

     O Grupo Interinstitucional de Cooperação Socioambiental (GISA) comemora, nesta quinta-feira (22/3), o Dia Mundial da Água. A Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-RS), a Defensoria Pública Estadual (DPE), o Tribunal de Justiça (TJ-RS), o Tribunal de Justiça Militar (TJM), o Tribunal Regional Federal da 4ª região (TRF4), o Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região (TRT-RS), o Ministério Público do Estado (MP/RS) e o Ministério Público do Trabalho (MPT) alertam para o mau uso da água potável.

     Em 2017, a unidade de Porto Alegre do MPT reduziu o consumo de água em 18,34% se comparado ao ano de 2016. Entre as medidas adotadas que foram adotadas, estão: conserto de vazamentos, implementação do teletrabalho e uma maior conscientização dos funcionários do MPT na utilização dos recursos hídricos.

     O GISA faz algumas recomendações para economizar água em casa. É preciso verificar se as instalações hídrossanitárias estão em bom funcionamento, além de sempre manter a torneira fechada. É recomendado também tomar banhos mais rápidos e que as máquinas de lavar roupa e louça sejam utilizadas em sua capacidade máxima. Além disso, não se deve despejar óleo de cozinha pelo ralo e nem papel higiênico no vaso sanitário. Para limpar o chão e calçada, utilizar balde de água ou vassoura ao invés de mangueira. O corte da grama não pode ser muito rente ao chão para reter a umidade e as plantas devem ser regadas pela manhã, pois a taxa de evaporação da água é mais baixa. Os alimentos de origem vegetal devem ser priorizados nas refeições.

Clique aqui e conheça iniciativas de instituições ligadas à Justiça para promover o consumo consciente do recurso.

Leia mais

13/03/2018 - MPT reduz consumo de água na unidade de Porto Alegre em 2017

Texto: Maria Antonia Fiorini (estagiária de Jornalismo)
Supervisão: Flávio Wornicov Portela (reg. prof. MT/RS 6132)
Fixo Oi: (51) 3284-3097 | Móvel Claro (51) 99977-4286 com WhatsApp
prt04.ascom@mpt.mp.br | www.facebook.com/mptnors | https://twitter.com/mpt_rs

Tags: Março

Imprimir