MPT-RS capacita servidores em análise ergonômica

Cerca de 30 profissionais compareceram à capacitação voltada para servidores do CREA-RS, Cerest, Ministério do Trabalho e Fundacentro

Evento foi organizado pelo procurador do MPT Ricardo Garcia
Evento foi organizado pelo procurador do MPT Ricardo Garcia

     O Ministério Público do Trabalho no Rio Grande do Sul (MPT-RS) promoveu, ontem e hoje (11 e 12/4), curso de capacitação em análise ergonômica pelo método Check List OCRA, que avalia risco de quem trabalha com esforço repetitivo de membros superiores. O evento foi organizado pelo procurador do MPT Ricardo Garcia (lotado em Caxias do Sul) e ministrado pelo médico do trabalho, ergonomista e diretor da Escola Ocra Brasiliana, Ruddy Facci. As atividades ocorreram no Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Rio Grande do Sul (CREA-RS).

     O objetivo do curso foi treinar em ergonomia servidores da CREA, do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest), da Fundação Jorge Drupat Figueiredo de Segurança e Medicina do Trabalho (Fundacentro) e do Ministério do Trabalho (MT) para que saibam identificar os riscos ocupacionais no ambiente de trabalho fiscalizado e interpretar as análises ergonômicas, para melhor identificar erros e fazer avaliações mais adequadas. ​As capacitações são feitas desde maio de 2016 e cerca de 90 profissionais já foram capacitados para atuar nas forças-tarefa em hospitais e frigoríficos.

     O MPT tem parceria histórica em atuação com o MT e mais recentemente, por meio de termo de cooperação técnica, firmou parceria com CREA e Cerest. A meta de ter servidores mais capacitados é a capilarizar a fiscalização, agilizar a instrução dos inquéritos civis (IC), facilitar o trabalho do MPT no desenvolvimento das investigações dos inquéritos e no ajuizamento das ações civis públicas (ACPs). Em janeiro, o método estudado foi o Mapho, para movimentação de pacientes em hospitais. Ainda estão previstos mais quatro cursos para este ano, todos voltados para os agentes públicos que integram as Forças-Tarefa de Frigoríficos e de Hospitais.

Leia mais

26/1/2018 - MPT promove curso de capacitação para atuação no projeto Hospitais

Texto e fotos: Amanda Iegli Tech (estagiária de Jornalismo)
Supervisão: Flávio Wornicov Portela (reg. prof. MT/RS 6132)
Fixo Oi (51) 3284-3097 | Móvel Claro (51) 99977-4286 com WhatsApp
prt04.ascom@mpt.mp.br | www.facebook.com/mptnors | https://twitter.com/mpt_rs

Tags: Abril

Imprimir