Última etapa da Caravana da Participação acontece no RS de 20 a 24/7

Iniciativa aborda temas como participação social e política, trabalho infantil, igualdade de gêneros, abuso e exploração sexual

     Tem início nesta sexta-feira (20) a última etapa da Caravana da Participação pelos Direitos da Criança e do Adolescente, que percorreu os sete estados do Sul e Sudeste brasileiros em defesa da infância. A programação inclui caminhadas, debates, palestras, entre outros atos, em parceria com o Ministério Público do Trabalho (MPT) e outras instituições. O movimento, que teve início no Ceará, já percorreu o Nordeste do país e Belém-PA em etapa anterior, realizada em janeiro.

     No Rio Grande do Sul, as atividades, voltadas ao público jovem, acontecerão em Porto Alegre, na sexta (20), segunda (23) e terça-feira (24). À frente da mobilização estão quatro integrantes do Comitê Nacional de Adolescentes e Jovens na Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil (Conapeti): Felipe Caetano, do Ceará; Lara Sardenberg, do Espírito Santo; Érick da Silva Oliveira, do Rio Grande do Sul; e Thiago Silva, de Santa Catarina.

     Estarão presentes a procuradora do MPT em Uruguaiana Ana Lucia Stumpf Gonzalez, representante regional da Coordenadoria Nacional de Combate à Exploração do Trabalho da Criança e do Adolescente (Coordinfância) e o procurador do MPT-CE Antonio de Oliveira Lima, secretário executivo do Conapeti. Eles palestrarão na tarde do dia 20. Os eventos de sexta e terça-feira são abertos ao público, sem necessidade de inscrição prévia.

Caravana
     A primeira etapa da Caravana da Participação percorreu o nordeste e Belém-PA, em janeiro deste ano. Foram promovidas conversas, debates, pesquisas e oficinas, com o envolvimento de mais de 2 mil crianças e adolescentes. Em julho, foram percorridos os estados de Espírito Santo (dias 3 e 4), Rio de Janeiro (5 a 7), Minas Gerais (9 e 10), São Paulo (11 a 14), Paraná (16) e Santa Catarina (17 a 19).

Sexta-feira (20)
9h – Caminhada da Prefeitura de Porto Alegre à Assembleia Legislativa
14h-17h – Abertura, montagem e apresentação de mesas e grupos de debates, na Assembleia Legislativa

Segunda-feira (23)
9h-11h – Encontro com jovens, na Fundação Fé e Alegria (Vila Farrapos)
14h – Encontro com jovens, na Escola Almirante Barroso (bairro Arquipélago, ilha da Pintada)

Terça-feira (24)
8h-12h – Debates e palestras, na Câmara Municipal de São Leopoldo
14h-18h – Encerramento da Caravana na sede do Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE-RS), no bairro Higienópolis

Texto: Luis Nakajo (analista de Comunicação)
Supervisão: Flávio Wornicov Portela (reg. prof. MT/RS 6132)
Fixo Oi: (51) 3284-3097 | Móvel Claro (51) 99977-4286 com WhatsApp
prt04.ascom@mpt.mp.br | www.facebook.com/mptnors | https://twitter.com/mpt_rs

Tags: Julho

Imprimir