Roger Ballejo Villarinho empossado como desembargador no TRT-RS

Ex-procurador do MPT-RS assumiu vaga do quinto constucional reservada ao Ministério Público

Gilberto Santos, Leandro Araujo, Lourenço Andrade, Rogério Fleischmann, Roger Villarinho, Denise Fernandes, Victor Laitano, Mariana Teixeira e Márcio Costa
Gilberto Santos, Leandro Araujo, Lourenço Andrade, Rogério Fleischmann, Roger Villarinho, Denise Fernandes, Victor Laitano, Mariana Teixeira e Márcio Costa
 

Clique aqui para acessar no Flickr fotos da cerimônia.

    O ex-procurador do Ministério Público do Trabalho no Rio Grande do Sul (MPT-RS) Roger Ballejo Villarinho foi empossado, na noite desta sexta-feira (28/9), como desembargador do Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região (TRT-RS). O novo magistrado ocupa vaga do quinto constitucional destinada ao MPT, antes ocupada pelo desembargador e ex-presidente do TRT-RS Flavio Portinho Sirangelo, agora aposentado.

     Em seu discurso, Roger afirmou que "ao tomar posse como desembargador deste renomado Tribunal, dou um passo extremamente marcante em minha trajetória profissional, construída a partir de experiências bastante diversas, porém complementares”. Natural de Caxias do Sul, o magistrado empossado se formou em Direito pela PUCRS e atuou por mais de sete anos como advogado antes de ingressar no MPT, em outubro de 2010. “Por quase oito anos, me dediquei de corpo e alma à advocacia, atividade que me proporcionou conhecer as angústias de quem litiga e espera uma resposta do Poder Judiciário. Sendo profissional voltado para a advocacia empresarial, pude ver de perto o quão difícil é a realidade das empresas de nosso país”, contou.

     Como procurador do MPT, ele exerceu suas atividades em Passo Fundo (titular do 1º ofício da Procuradoria do Trabalho), Caxias do Sul (titular do 3º ofício) e Novo Hamburgo (titular do 1º ofício), paralelamente na função de procurador-chefe substituto do MPT-RS. “Se na advocacia pude conhecer o lado das dificuldades do setor empresarial, foi no MPT que eu testemunhei as agruras de um sem número de trabalhadores”, revela, narrando casos de acidente de trabalho, fraudes, trabalho infantil e situações de trabalho análogas à escravidão.

Solenidade

     A cerimônia de posse, ocorrida em gabinete, foi conduzida pela presidente do TRT-RS, desembargadora Vania Cunha Mattos, que declarou sentir orgulho e satisfação ao receber novos colegas no Tribunal. “Há muito trabalho a ser feito. No entanto, tenho certeza que o desembargador Roger em muito contribuirá para a realização da finalidade primordial da Justiça do Trabalho, que é a prestação da jurisdição de forma célere e eficiente”, declarou. Ela pediu apoio ao novo magistrado, também, para a defesa intransigente da defesa do Trabalho contra os ataques dos quais ela vem sendo vítima.

     Além dos desembargadores Vania e Roger, compuseram a mesa da posse o procurador-chefe do MPT-RS, Victor Hugo Laitano, o vice-presidente do TRT-RS, desembargador Ricardo Carvalho Fraga, o representante da Procuradoria Regional da União, Thiago Santacatterina Flores, o vice-diretor da Escola Judicial do TRT-RS, desembargador Ricardo Hofmeister de Almeida Martins Costa, o representante da OAB/RS, José Fabrício Furlan Fay, e a presidente da Associação dos Magistrados da Justiça do Trabalho 4ª Região (AMATRA IV), juíza Carolina Hostyn Gralha.

     O MPT-RS também prestigiou a posse com os procuradores regionais Lourenço Agostini de Andrade e Leandro Araujo, mais os procuradores Denise Maria Schellenberger Fernandes (coordenadora substituta da Coord 2), Rogério Uzun Fleischmann, Mariana Furlan Teixeira e Márcio Dutra da Costa, além dos servidores Hebe Helena Barth e Mauricio Goulart Knak. Presente, ainda, o desembargador Gilberto Souza dos Santos, oriundo do MPT e empossado em 17 de abril de 2013.

Texto e fotos: Flávio Wornicov Portela (reg. prof. MT/RS 6132) com informações da Secom do TRT-RS
Fixo Oi: (51) 3284-3097 | Móvel Claro (51) 99977-4286 com Whatsapp | prt04.ascom@mpt.mp.br
www.facebook.com/mptnors | https://twitter.com/mpt_rs | www.instagram.com/mpt.rs

Tags: Setembro

Imprimir