Xangri-lá e Imbé vencem etapa nacional do Prêmio MPT na Escola 2018

Escrito por .

Premiação acontecerá na Procuradoria-geral do MPT, em Brasília, em 28/11

     Foi divulgada, nesta terça-feira (6/11), a relação dos trabalhos vencedores do Prêmio MPT na Escola 2018, concurso cultural sobre combate ao trabalho infantil voltado a estudantes do Ensino Fundamental da rede pública. Foram selecionados os melhores trabalhos entre os vencedores das etapas estaduais do prêmio. Das seis categorias, duas foram vencidas por municípios do Rio Grande do Sul: Xangri-lá venceu na categoria “Música” (6º e 7º anos) e Imbé, na categoria “Poesia” (4º e 5º anos).  Porto Alegre ficou com a 3ª colocação da categoria “Curta-metragem” (6º e 7º anos). Xangri-Lá também ficou com a 3ª colocação em "Esquete teatral".

     O prêmio, promovido pela Coordenadoria Nacional de Combate à Exploração do Trabalho da Criança e do Adolescente (Coordinfância), é voltado aos municípios participantes do projeto do MPT de combate ao trabalho infantil e busca trazer para a escola a discussão sobre o assunto, através de atividades em aula e criação de trabalhos pelos alunos, sob orientação dos professores. Na etapa nacional, os três melhores trabalhos rendem prêmios para os alunos. Os valores da premiação nacional e o custeio da viagem e hospedagem dos primeiros colocados em Brasília são decorrentes de destinações oriundas de termos de ajuste de conduta e ações civis públicas.

     Participaram neste ano alunos de Ensino Fundamental de 386 municípios de 11 Estados e do Distrito Federal. Os estudantes concorreram em 6 categorias (Conto, Curta-metragem, Esquete Teatral, Música, Desenho e Poesia), divididos em dois grupos – o primeiro, para alunos de 4º e 5º anos e o segundo, para 6º e 7º anos.  A cerimônia de premiação está marcada para 28/11, na Procuradoria-geral do MPT, em Brasília.

     Apenas no Rio Grande do Sul, onde o prêmio teve sua segunda edição em 2018, participaram cerca de 1.000 turmas dos municípios de AlegreteArroio do SalArroio do TigreBagéBalneário PinhalBarra do QuaraíBoqueirão do LeãoBrochierCachoeirinhaCandeláriaCapivari do SulCapão da CanoaCarazinhoCharruaChuíCidreiraDom Pedro de AlcântaraEldorado do Sul, EncantadoErechimEsteioGarruchosGlorinhaGravataíGuaporéIbaramaImbéItatiLagoa Bonita do SulMampitubaManoel VianaMaquinéMarauMariana PimentelMaçambaráMorrinhos do SulNova Santa RitaNão-Me-ToqueOsórioPasso FundoPelotasPorto AlegreRio GrandeSanta Cruz do SulSanto Antônio da PatrulhaSanto Antônio das MissõesSapucaia do SulSertão SantanaSobradinhoTaquariTerra de AreiaTeutôniaTorresTramandaíTrês ForquilhasUruguaianaVera CruzViamão e Xangri-lá. A previsão é a de que mais municípios participem em 2019.

Confira os trabalhos vencedores abaixo:

Poesia (4-5): 

1º Imbé - EMEF Manoel Mendes

Música (6-7):

1º Xangri-lá - EMEF Major João Antônio Marques

Curta-metragem (6-7):

3º Porto Alegre - EMEF Mário Quintana

Esquete teatral (6-7):

3º Xangri-lá - EMEF Major João Antônio Marques

Clique aqui para acessar a lista completa de vencedores da etapa nacional.

Clique aqui para acessar a lista completa de vencedores da etapa estadual RS.

Texto: Luis Nakajo (analista de Comunicação)
Supervisão: Flávio Wornicov Portela (reg. prof. MT/RS 6132)
Fixo Oi (51) 3284-3097 | Móvel Claro (51) 99977-4286 com Whatsapp | prt04.ascom@mpt.mp.br
www.facebook.com/mptnors | https://twitter.com/mpt_rs | www.instagram.com/mpt.rs

Tags: Novembro

Imprimir