Audiência pública em Passo Fundo debate agrotóxicos na região

Escrito por .

Cem interessados de 72 municípios da região compareceram, na tarde desta sexta-feira (30/11), no encontro realizado no auditório da biblioteca da UPF

     Audiência pública reuniu, nesta sexta-feira (30/11), em Passo Fundo, cerca de cem interessados em debater os impactos do uso de agrotóxicos na saúde humana, meio ambiente e consumidor. O encontro foi realizado no auditório da biblioteca da Universidade de Passo Fundo (UPF), situado no campus da BR 285, Km 292, bairro São José. A promoção foi do Fórum Gaúcho de Combate aos Impactos dos Agrotóxicos (FGCIA), iniciativa do Ministério Público Federal (MPF/RS), do Ministério Público do Trabalho (MPT-RS) e do Ministério Público do Estado (MP/RS).

     A próxima segunda-feira (3/12) é o Dia Mundial de Combate aos Agrotóxicos, "data em que se propõe refletir sobre os desafios enfrentados na busca por um modelo de produção agrícola mais sustentável". A maior catástrofe – documentada e localizada – da indústria química aconteceu na madrugada de 3 de dezembro de 1984, quando de 27 a 40 toneladas dos gases tóxicos utilizados na elaboração de um praguicida, conhecido como Sevin, vazaram da fábrica de agrotóxicos da Union Carbide Corporation, em Bhopal, Índia, matando milhares de pessoas e deixando outras tantas com sequelas para o resto de suas vidas.

     Na abertura do evento, às 14h, o coordenador atual do FGCIA, procurador da República Rodrigo Valdez de Oliveira (lotado em Porto Alegre), relatou a origem e a atuação do Fórum, destacando que esta foi a décima audiência pública realizada no Estado. A primeira foi em 9 de abril de 2015, em Ijuí. As demais ocorreram em Pelotas (16/9/2015), Caxias do Sul (4/11/2015), Porto Alegre (8/6/2016), Encantado (21/9/2016), Osório (12/5/2017), Tupanciretã (25/8/2017), Rio Grande (6/4/2018) e Santa Cruz do Sul (24/8/2018). "O objetivo primordial desta audiência pública foi o de ouvir a sociedade, a população, os trabalhadores e produtores rurais, a fim de conhecer a realidade e os problemas do uso de agrotóxicos na região", afirmou.

     A professora de Agroecologia e Paisagismo da UPF, Cláudia Petry, destacou que a UPF "acolheu com muita honra este importante momento para a sociedade se manifestar sobre essa temática do impacto dos agrotóxicos. Profissionalmente, a Agronomia não avalia o impacto do agrotóxico, só prioriza seus usos para a produção. É importante o olhar de fora, com o Fórum, para legitimar a discussão desses impactos dentro da academia".

     O promotor de Justiça de Passo Fundo Paulo da Silva Cirne salientou a importância do Fórum, diante dos sucessivos problemas gerados pelo uso incorreto e excessivo de agrotóxicos. Observou que o Fórum é fundamental para congregar entidades que atuam com o assunto, viabilizando a proposição de ações e, especialmente, identificando problemas a serem enfrentados. "Na visão do Ministério Público Estadual, os trabalhos de fiscalização têm gerado efeitos positivos, mas necessitam ser intensificados. Existe uma lacuna grave na ausência de notificações por contaminação decorrente do uso de agrotóxicos, questão a ser priorizada pelas entidades vinculadas ao tema", declarou. Por fim, destacou que o trabalho conjunto das entidades presentes no evento é decisivo para que resultados positivos possam ser percebidos a curto e médio prazo.
 
     A procuradora do MPT em Passo Fundo Flávia Bornéo Funck informou que, desde 2009, o Brasil é campeão no consumo de agrotóxicos. Somos o maior mercado consumidor do mundo com o índice de 5,3 litros por habitante/ano. Segundo dados do IBGE, o consumo nacional de ingredientes ativos de agrotóxicos, de 2001 a 2013, apresentou um incremento de 119%. "Nesse sentido, o abuso no uso de agrotóxicos no Brasil estende seus efeitos negativos à seara trabalhista, uma vez que causa graves danos à saúde dos trabalhadores e incontáveis acidentes de trabalho, tanto em relação aos trabalhadores rurais, como em relação aos trabalhadores das indústrias fabricantes de agrotóxicos", explicou.

     O deputado estadual Edegar Pretto destacou a necessidade de esforço coletivo para constituir novo modelo agrícola que preserve primeira a vida e não somente o lucro. "Acredito muito numa ação dos consumidores, são eles que poderão fazer esta mudança. Todos têm que ter direito em consumir alimentos que signifique saúde e não doença", afirmou. O parlamentar lembrou que está tentando aprovar projetos, neste sentido, na Assembleia legislativa gaúcha.

Mesa: Cláudia Petry, Paulo da Silva Cirne, Rodrigo Valdez de Oliveira, Edegar Pretto e Flávia Bornéo Funck
Mesa: Cláudia Petry, Paulo da Silva Cirne, Rodrigo Valdez de Oliveira, Edegar Pretto e Flávia Bornéo Funck

Palestra e debates

     A palestra “A importância do controle de agrotóxicos nos alimentos e no meio ambiente” esteve a cargo do Prof. Dr. Renato Zanella, do Departamento de Química da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). O especialista destacou a importância do monitoramento de agrotóxicos em alimentos e amostras ambientais para permitir ações de controle e garantir a saúde dos consumidores e do meio ambiente. O professor comparou o controle feito no Brasil com países desenvolvidos e enfatizou a importância de se ter rastreabilidade da produção até a comercialização, o que permitira ações de vigilância em saúde pública, evitando problemas de intoxicação por agrotóxicos.

Clique aqui para acessar em PDF aos slides apresentados por Renato Zanella.

     A audiência pública seguiu com espaço para troca de informações, debates e encaminhamentos entre a população e os representantes de órgãos públicos, associações civis, estabelecimentos de saúde, conselhos, universidades e movimentos sociais organizados. Houve seis inscrições prévias, com cinco minutos para cada intervenção. A Especialista em Saúde da 6ª Coordenadoria Regional de Saúde (CRS), Marli Favretto, abordou sobre subnotificação no Sistema de Notificações de Agravos (SINAN) nos municípios de sua abrangência. A falta de notificações faz parecer que não ocorrem notificações, o que induz a um erro. A CRS possui um Grupo Técnico de Agrotóxicos. Depois, foi assegurada a palavra a 16 interessados presentes à audiência que se inscreveram no decorrer do evento, com três minutos por intervenção. O evento foi encerrado às 17h08min. A próxima audiência pública deverá ser em março de 2019.

Clique aqui para acessar em PDF aos slides apresentados por Marli Favretto.

     Foram contemplados nos debates 72 municípios: Água Santa, Almirante Tamandaré do Sul, Alpestre, Alto Alegre, Barra Funda, Barros Cassal, Camargo, Campos Borges, Capão Bonito do Sul, Carazinho, Casca, Caseiros, Chapada, Ciríaco, Colorado, Constantina, Coqueiros do Sul, Coxilha, David Canabarro, Engenho Velho, Ernestina, Espumoso, Fontoura Xavier, Gentil, Gramado dos Loureiros, Ibiaça, Ibiraiaras, Ibirapuitã, Lagoa dos Três Cantos, Lagoa Vermelha, Lagoão, Liberato Salzano, Marau, Mato Castelhano, Montauri, Mormaço, Muliterno, Não-Me-Toque, Nicolau Vergueiro, Nonoai, Nova Alvorada, Nova Boa Vista, Novo Xingu, Passo Fundo, Planalto, Pontão, Rio dos Índios, Ronda Alta, Rondinha, Saldanha Marinho, Santa Bárbara do Sul, Santa Cecília do Sul, Santo Antônio do Palma, Santo Antônio do Planalto, São Domingos do Sul, São José do Herval, Sarandi, Selbach, Sertão, Soledade, Tapejara, Tapera, Tio Hugo, Três Palmeiras, Trindade do Sul, Tunas, Tupanci do Sul, União da Serra, Vanini, Victor Graeff, Vila Lângaro e Vila Maria.

     Formado por 67 instituições, o FGCIA é coordenado pelo procurador da República Rodrigo Valdez de Oliveira (MPF), tendo como adjuntos o procurador do MPT em Porto Alegre Noedi Rodrigues da Silva (presente na audiência pública), o promotor de Justiça Daniel Martini (MP-RS) e o vice-presidente regional Sul da Associação Brasileira de Agroecologia (ABA), Leonardo Melgarejo. Entre o público presente, estava a procuradora do MPF em Passo Fundo Fernanda Alves de Oliveira.

Leia mais

19/11/2018 - Fórum Gaúcho de Combate aos Impactos dos Agrotóxicos realizará audiência pública em Passo Fundo (RS)
24/8/2018 - Audiência pública em Santa Cruz do Sul debtae agrotóxicos na região
9/8/2018 - Fórum gaúcho de Combate aos Impactos dos Agrotóxicos realizará audiência pública em Santa Cruz do Sul/RS 
7/4/2018 - Fórum gaúcho debate em Rio Grande impactos no uso de agrotóxicos 
20/3/2018 - Fórum Gaúcho de Combate aos Impactos dos Agrotóxicos realizará audiência pública em Rio Grande

28/9/2017 - Debate sobre pulverização terrestre busca reduzir impactos no RS
13/9/2017 - Audiência Pública em Porto Alegre debaterá, no dia 27, pulverização terrestre de agrotóxicos
26/8/2017 - Região de Tupanciretã (RS), um dos berços da produção de soja gaúcha, debate os impactos dos agrotóxicos
12/5/2017 - Região de Osório debate impactos dos agrotóxicos em audiência pública

7/12/2016 - 
Fórum Gaúcho de Combate aos Impactos dos Agrotóxicos divulga nota sobre relatório encaminhado pela Anvisa
4/12/2016 - Fórum Gaúcho de Combate aos Agrotóxicos alerta sobre a importância da notificação em caso de intoxicação por agrotóxicos
21/9/2016 - Audiência pública debate impactos dos agrotóxicos na região de Encantado
25/8/2016 - Fórum Gaúcho de Combate aos Impactos dos Agrotóxicos realizará audiência pública sobre segurança alimentar em Encantado
28/6/2016 - Fórum Gaúcho de Combate aos Impactos dos Agrotóxicos divulga nota contra a pulverização aérea para o controle do mosquito da dengue, chikungunya e zika
8/6/2016 - Audiência pública em Porto Alegre debate agrotóxicos e (in)segurança alimentar
25/5/2016 - Porto Alegre sediará audiência pública sobre os agrotóxicos e a (in)segurança alimentar

30/11/2105 - 
Fórum Gaúcho de Combate aos Impactos dos Agrotóxicos redige nota de apoio ao Pronara
4/11/2016 - FGCIA discute impacto dos agrotóxicos em Caxias do Sul
28/10/2015 - Caxias do Sul sediará audiência pública sobre combate aos impactos dos agrotóxicos
25/9/2015 - FGCIA busca apoio da ANAC para controle do uso de agrotóxicos no Brasil
17/9/2015 - Pelotas recebe audiência do Fórum de combate ao impacto dos agrotóxicos
25/8/2015 - Pelotas sediará próxima audiência pública do Fórum Gaúcho de Combate aos Impactos dos Agrotóxicos
14/8/2015 - FGCIA encaminha ofícios contra capina química a prefeitos, sindicatos, Procons e promotorias da região de Ijuí
9/4/2015 - Audiência debate em Ijuí combate ao impacto dos agrotóxicos
26/3/2015 - Ijuí receberá primeira audiência do Fórum Gaúcho de Combate ao Impacto dos Agrotóxicos em 2015

Fotos: Christian von Berg Franchi (MPF/RS)
Texto: Flávio Wornicov Portela (reg. prof. MT/RS 6132) enviado especial
Fixo Oi (51) 3284-3097 | Móvel Claro (51) 99977-4286 com WhatsApp | prt04.ascom@mpt.mp.br
www.facebook.com/mptnors | https://twitter.com/mpt_rs | www.instagram.com/mpt.rs

Tags: Novembro

Imprimir