Acessibilidade e inclusão social pautam evento na orla do Guaíba

Dia Internacional das Pessoas com Deficiência também foi marcado por adesão a projeto de adaptação de brinquedos, beneficiando, neste Natal, 200 crianças com deficiência; ação de divulgação dos direito das PCDs será realizada até sexta-feira, das 17h às 20h, nas proximidades da Usina do Gasômetro

      O final de tarde ensolarado serviu de moldura, nessa segunda-feira (3/12), Dia Internacional da Pessoa com Deficiência (PCD), para o ato de lançamento do "Porto Orla Acessível". Entre 17h e 20h, dezenas de representantes de diversas organizações estiveram reunidos numa tenda instalada no atracadouro atrás da Usina do Gasômetro, no recém inaugurado parque Moacyr Scliar. O objetivo foi o de para chamar atenção da sociedade para a promoção dos direitos das PCDs e conscientizar o público sobre acessibilidade e inclusão social. Durante as três horas do ato, foram distribuídas camisetas comemorativas e a revisita em quadrinhos "Inserção com Inclusão", com audiodescrição digital.

Clique nos links Flip ou PDF ou áudio descrição para acessar a revista em quadrinhos "Inserção com Inclusão".

     Paralelamente, foi lançada a adesão ao projeto "Mil Brinquedos, mil Sorrisos.BR". Foram adquiridos brinquedos eletrônicos que serão adaptados para doação a cerca de 200 crianças com deficiência, de quatro instituições. Serão beneficiadas, neste Natal, os menores do Abrigo Cônego Paulo Nadal, Casa do Menino Jesus de Praga, Casa Abrigo Santa Rita de Cássia e Instituto de Amparo ao Excepcional receberão brinquedos adaptados às suas necessidades. Na sexta-feira, haverá entrega de brinquedos às crianças das duas primeiras entidades. Após a cerimônia, o público presente acompanhou apresentação de voz e violão de Bruno Schafer.

     A realização do "Porto Orla Acessível" é do Ministério Público do Trabalho (MPT), Conselho Municipal dos Direitos das Pessoas com Deficiência (Comdepa) e da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Esporte (SMDSE) da Prefeitura Municipal de Porto Alegre. A ação se estenderá até a próxima sexta-feira (7/12), com programação variada, incluindo prestação de informações diárias com técnicos do Ministério do Trabalho (MT) e da Coordenadoria de Acessibilidade e Inclusão Social, da SMDSE, além da divulgação e exposição de projetos de parceiros na área da acessibilidade e inclusão social. O projeto Mil Brinquedos, Mil Sorrisos.BR envolve parceria também com o Ministério Público Estadual (MP/RS) e o Sindicato dos Lojistas do Comércio (Sindilojas) de Porto Alegre. Também são parceiros a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs), a Universidade Feevale e a Assistiva Tecnologia e Educação.

     O procurador do MPT Carlos Carneiro Esteves Neto lembra que empresas com mais de 100 empregados precisam cumprir cota de empregar de 2% até 5% de PCDs. "Há necessidade de conscientização dos empresários para mais vagas de trabalho disponíveis para as PCDs", declarou. Em 2010, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), 23,8% da população gaúcha tinham algum tipo de deficiência. “São mais de 2,5 milhões de pessoas que necessitam de acessibilidade, não apenas arquitetônica”, informa o presidente do Comdepa, Nelson Khalil. “Isso sim dá empoderamento à criança com deficiência, favorece a sua inclusão e aprendizado”, enfatizou.

     A secretária municipal de Desenvolvimento Social e Esporte, Denise Ries Russo, afirmou que o momento "é a conscientização sobre a mudança de atitude da sociedade e empresas; o projeto que aderimos hoje possibilita a inclusão de crianças com deficiência por meio do aprendizado que o brincar proporciona, o valor é imenso na vida delas”. A promotora de Justiça da Infância e da Juventude, Cinara Vianna Dutra Braga, destacou o muito que se tem feito em favor das crianças que ocupam 89 casas de acolhimento em Porto Alegre. A sócia-proprietária da Assistiva Tecnologia, Rita Berch, apresentou um brinquedo adaptado e informou a abertura de inscrições para voluntários atuarem na transformação dos brinquedos.

     Também participaram do evento a procuradora regional Ana Luiza Alves Gomes e a procuradora Márcia Medeiros de Farias, ambas do MPT; o coordenador-geral de Acessibilidade e Inclusão Social da SMDSE, Jorge Heleno Brasil; a auditora fiscal do MT, Ana Costa; o vereador Paulo Brum e o presidente da Federação Rio-Grandense de Entidades de e para Cegos, Odilon Souza.

Histórico

     A data, instituída pela Organização das Nações Unidas (ONU), em outubro de 1992, incentiva a reflexão sobre os direitos da pessoa com deficiência (PCD), nas instâncias nacional, estadual e municipal. Também propõe a ampliação do acesso das PCDs em todos os segmentos da sociedade, para assegurar melhor qualidade de vida aos deficientes. De acordo com a ONU, aproximadamente 10% da população mundial possui algum tipo de deficiência. Na maioria das vezes, esses problemas são tratados, pelo restante da população, como motivo para discriminação. A deficiência pode ser classificada em física, auditiva, visual, mental ou múltipla, quando duas ou mais deficiências estão associadas.

     “Neste Dia Internacional, celebramos as vitórias deste segmento que avança em suas conquistas. A mais significativa, foi a mudança na política para PCD, que saiu do paternalismo para ações que geram independência, focadas na autonomia, participação e liberdade”, ressalta o coordenador-geral de Acessibilidade e Inclusão Social da SMDSE, Jorge Heleno Brasil.

Brinquedos adaptados

     Brincar é um direito universal das crianças, assegurado na Declaração das Nações Unidas dos Direitos das Crianças desde 1959. Porém, crianças que possuem algum tipo de deficiência enfrentam barreiras que as impedem de vivenciar estes momentos. Por isto, a SMDSE e o Comdepa decidiram se unir ao projeto “Mil brinquedos, Mil Sorrissos, BR”, organizado pela Ufrgs e pela Feevale. O objetivo é fomentar a permanência e o crescimento deste projeto que visa a captação, adaptação e entrega de brinquedos a crianças com deficiência.

     O projeto teve início em 2007 no Centro de Recursos para a Inclusão Digital (CRID), do Instituto Politécnico de Leiria (IPL) - Portugal. No ano de 2017, o projeto ultrapassou fronteiras e chegou à Universidade Feevale e à Ufrgs, sob a coordenação da professora Regina Heidrich e do professor Eduardo Cardoso, respetivamente.

     O trabalho pretende levar brinquedos adaptados às crianças, existindo uma oficina em cada universidade parceira. Por meio de campanhas são recolhidos brinquedos com um sistema eletrônico simples, a fim de serem transformados em brinquedos passíveis de serem utilizados por crianças com deficiência. Em 2018 a meta é atender cem crianças. A tarefa de adaptação será feita por meio de voluntários, que recebem capacitação, com o apoio da Assistiva Tecnologia. Este projeto tem como objetivo se tornar permanente, tendo como a época de maior entrega a do Natal.

Leia mais

2/12/2018 - "Porto Orla Acessível" conscientizará sobre acessibilidade e inclusão social

Fotos: Eduardo Beleske / PMPA
Texto: Flávio Wornicov Portela (reg. prof. MT/RS 6132)
Fixo Oi (51) 3284-3097 | Móvel Claro (51) 99977-4286 com WhatsApp | prt04.ascom@mpt.mp.br
www.facebook.com/mptnors | https://twitter.com/mpt_rs | www.instagram.com/mpt.rs

Tags: Dezembro

Imprimir