Procurador-chefe participa de simpósio sobre efeitos da revolução digital no trabalho

Evento marcou lançamento de livro sobre “uberização” das relações de emprego, escrito por três procuradores do MPT

Procuradora Vanessa Patriota, procurador Victor Hugo Laitano e Fabiana Lang Cardoso, representante da OAB
Procuradora Vanessa Patriota, procurador Victor Hugo Laitano e Fabiana Lang Cardoso, representante da OAB

     O procurador-chefe do Ministério Público do Trabalho no Rio Grande do Sul (MPT-RS), Victor Hugo Laitano, participou nesta quinta-feira (8/5) da abertura da quarta edição do Simpósio “Futuro do Trabalho: os Efeitos da Revolução Digital na Sociedade”, realizado pela Escola Superior do Ministério Público da União (ESMPU), no Centro de Apoio da ESMPU em Porto Alegre, na sede da Procuradoria Regional da República da 4ª Região (PRR4). O procurador destacou a importância do tema do evento e da definição de políticas públicas e de uma atuação estratégica em relação a ele.

     A atividade, voltada para membros e servidores do MPU, também foi aberta ao público externo, mediante inscrições gratuitas, contando com a participação de especialistas em transformações do trabalho no Brasil. Em dois painéis foram debatidos os efeitos da tecnologia digital na sociedade e a proteção do trabalhador diante dos avanços da tecnologia digital. Christian Azaïs e Luciana Cardoso Barzotto compuseram o primeiro painel; Sidnei Machado e Wilson Engelmann, o segundo.

      “Temos acompanhado, na sociologia jurídica e no Direito do Trabalho, a acentuada preocupação com os efeitos das transformações tecnológicos na vida do trabalhador, em questões como invasão de privacidade, videovigilância, geolocalização, controle de e-mails; o efeito da robotização e da nanotecnologia; da sobrecarga de trabalho decorrente do teletrabalho e da ausência do direito à desconexão", explicou a coordenadora de ensino da ESMPU, procuradora do MPT em Pernambuco Vanessa Patriota da Fonseca. "Pensando nisso, a ESMPU realizará este simpósio em dez capitais ao longo do ano”.

      Ao final do evento, foi lançado o livro "Empresas de Transporte, Plataformas Digitais e a Relação de Emprego: um estudo do trabalho subordinado sob aplicativos", escrito pelos procuradores do MPT Cássio Luis Casagrande, Juliana Carreiro Corbal Oitaven e Rodrigo de Lacerda Carelli, presente no evento.

Clique aqui para acessar a íntegra do livro lançado

Texto e foto: Luis Nakajo (analista de Comunicação)
Supervisão: Flávio Wornicov Portela (reg. prof. MT/RS 6132)
Fixo Oi (51) 3284-3086 | Móvel Claro (51) 99977-4286 com WhatsApp | prt04.ascom@mpt.mp.br
www.facebook.com/mptnors | https://twitter.com/mpt_rs | www.instagram.com/mpt.rs

Tags: Maio

Imprimir