Procurador debate no 1° Simpósio de Acessibilidade

Escrito por .

Bernardo Mata Schuch abordou proteção e regulamentação da Lei Brasileira de Inclusão (LBI) frente à recente releitura do Censo do IBGE feita pelo Grupo de Washington sobre as Pessoas com Deficiência

Mesa de abertura do 1° Simpósio de Acessibilidade
Mesa de abertura do 1° Simpósio de Acessibilidade

     O represente regional da Coordenadoria Nacional de Promoção de Igualdade de Oportunidades e Eliminação da Discriminação no Trabalho (Coordigualdade), do Ministério Público do Trabalho no Rio Grande do Sul (MPT-RS), procurador Bernardo Mata Schuch, participou na manhã desta sexta-feira (10/5) do "1° Simpósio de Acessibilidade: Realidades frente ao entendimento do Grupo de Washington para Estatísticas sobre Pessoas com Deficiência". O objetivo foi o de discutir nota técnica de 2018, emitida pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), sobre percentual de pessoas com deficiência (PCDs) no Brasil. O evento ocorreu no plenário Ana Terra, da Câmara Municipal de Porto Alegre, e contou com a presença de aproximadamente cem interessados no assunto. A realização foi da Diretoria-Geral de Acessibilidade e Inclusão Social, da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Esporte (SMDSE).

     Além do procurador Bernardo, que abordou proteção e regulamentação da Lei Brasileira de Inclusão (LBI) frente à recente releitura do Censo do IBGE feita pelo Grupo de Washington sobre as Pessoas com Deficiência, também participaram do debate o arquiteto urbanista e coordenador do Núcleo Interdisciplinar Pró-Cultura Acessível da Pró-Reitoria de Extensão da UFRGS, Eduardo Cardoso, e o professor da rede municipal e presidente da União dos Cegos do Rio Grande do Sul (Ucergs), Adilso Corlassoli. A mediação foi do diretor-geral de Acessibilidade e Inclusão Social, Jorge Brasil. Também partiparam do Simpósio o secretário estadual da Justiça, Cidadania e Direitos Humanos, José Antônio Catarina Paladini, o presidente do Conselho Municipal dos Direitos das Pessoas com Deficiência, Nelson Kalil, e o presidente da Apae Porto Alegre, Vitor Hugo Castilhos.

     O Grupo de Washington sobre Estatísticas de Deficiência (GW) é formado por representantes da ONU e estabelecido sob a Comissão de Estatística das Nações Unidas. O GW foi constituído para atender à necessidade urgente de medidas de deficiência baseadas na população comparáveis a nível nacional e internacional. O objetivo é a promoção e coordenação da cooperação internacional na área das estatísticas de saúde, centrando-se nas ferramentas de dados sobre incapacidade adequadas para os censos e inquéritos nacionais.

Com informações de http://www2.portoalegre.rs.gov.br/portal_pmpa_novo/default.php?p_noticia=999202697&SEMINARIO+DEBATE+CENSO+DE+PESSOAS+COM+DEFICIENCIA

Foto: Andrea Pinto Schoeler / SMDSE PMPA
Texto:
Flávio Wornicov Portela (reg. prof. MT/RS 6132)
Fixo Oi (51) 3284-3086 | Móvel Claro (51) 99977-4286 com WhatsApp | prt04.ascom@mpt.mp.br
www.facebook.com/mptnors | https://twitter.com/mpt_rs | www.instagram.com/mpt.rs

Tags: Maio

Imprimir