Comunidade Jurídico-Trabalhista forma terceira turma de alunos do Projeto Pescar

14 aprendizes concluíram o curso nesta terça-feira (27); nova turma tem inscrições a partir desta segunda

     Ocorreu nessa terça-feira (27/8) a formatura da terceira turma de aprendizes do Projeto Pescar vinculada à Comunidade Jurídico-Trabalhista. Esta foi, também, a primeira turma diretamente ligada à Escola Superior da Advocacia (ESA/OAB-RS), que desde meados de 2018 se integrou ao grupo de instituições patrocinadoras do projeto e sediou a turma. Foram 14 alunos formados, em situação de vulnerabilidade social e que atualmente se encontram aptos a trabalhar como auxiliares na área administrativa, com foco em escritórios de advocacia.

Turma de formandos da terceira turma da Comunidade Jurídico-Trabalhista
Turma de formandos da terceira turma da Comunidade Jurídico-Trabalhista

     A cerimônia aconteceu no auditório da OAB Cubo, em Porto Alegre, com a participação de representantes das entidades que promovem o projeto: Ministério Público do Trabalho no Rio Grande do Sul (MPT-RS), Tribunal Regional do Trabalho (TRT4), a Seção Gaúcha da Ordem dos Advogados (OAB-RS), a Caixa de Assistência dos Advogados (CAA) do Estado e a ESA, além da Fundação Projeto Pescar. O MPT foi representado pela procuradora do MPT em Porto Alegre Marlise Souza Fontoura.

     Formaram-se os seguintes jovens: Bianca da Roza Ribeiro, Elisandra Oliveira Weber, Enzo Goulart Ferreira, Francielle Fagundes Villela, João Victor Ribeiro de Souza, Júlia Avila Moreira, Kemellen Luiza Meirelles Cruz, Kethllen Vitória de Souza Amaral, Lauren Tatiele Trindade da Silveira, Matheus Gulart Goes, Thais Suelen Orrigo Cardoso da Rosa, Vitor Oliveira Quevedo, Wellington Antunes dos Santos e Whitney Martins Bicca.

Clique aqui para acessar o banco de currículo dos jovens

      Também participaram da cerimônia a presidente do TRT4, desembargadora Vania Cunha Mattos, a diretora da Escola Superior da Advocacia (ESA/RS), Rosângela Herzer dos Santos; representando o presidente da OAB/RS, o tesoureiro André Sonntag; o desembargador do TRE/RS e professor paraninfo, Miguel Ramos; a representante da diretoria voluntária do Projeto Pescar, Rosângela Almeida; a articuladora Dionara Loubeira; a educadora social do projeto, Valéria Neutzling; a assistente social e colaboradora da CAA/RS, Simone Dias; a desembargadora do Trabalho Maria Madalena Telesca e a juíza Maria Silvana Rotta Tedesco, além de amigos e familiares dos formandos. Os jovens homenagearam o público presente com apresentações de música e dança, com destaque para o figurino que referenciavam as profissões que almejam daqui por diante.

     Atualmente, a Comunidade Jurídico-Trabalhista conta com duas turmas de aprendizes profissionais, uma que oferece aulas na ESA e outra no TRT-RS. Os custos de alimentação e seguros de vida dos aprendizes, entre outros, são cobertos por reversão de multas de termos de ajuste de conduta (TACs) e valores de ações civis públicas (ACPs) ajuizadas pelo MPT. A parte prática da aprendizagem e as aulas são desenvolvidas no TRT e na ESA e OAB.

Nova turma
      Para a turma que se formou, foram inicialmente 340 inscritos. Nova turma da Comunidade Jurídico-Trabalhista tem inscrições abertas desta segunda-feira (2/9) até 22/9, pelo link projetopescar.org.br/inscricoes.

Acesse aqui o álbum de fotos do evento.

Contrate um formando
      Não é preciso ser um voluntário para apoiar os alunos da Comunidade Jurídico-Trabalhista. Uma colaboração importante é a indicação dos formandos para oportunidades de emprego, de modo a aumentar suas chances de entrar no mercado de trabalho. Caso saiba de alguma vaga em aberto, os currículos dos formandos podem ser encontrados na página http://bit.ly/projetopescar_caars2019 Alunos de turmas anteriores que buscam oportunidades estão em http://bit.ly/projetopescarrs

      Também é possível entrar em contato com os educadores responsáveis, André Cintra (TRT) e Valéria Neutzling (ESA/OAB), pelos e-mails projetopescar@trt4.jus.br e projetopescaresa@oabrs.org.br para ver outras maneiras de contribuir.

Fotos: ESA/OAB
Texto: Luis Nakajo (analista de Comunicação)
Supervisão: Flávio Wornicov Portela (reg. prof. MT/RS 6132)
Fixo Oi (51) 3284-3086 | Móvel Claro (51) 99977-4286 com WhatsApp | 
prt04.ascom@mpt.mp.br
www.facebook.com/mptnors | https://twitter.com/mpt_rs | www.instagram.com/mpt.rs

Tags: Agosto

Imprimir