Obra sobre aprendizagem lançada na Feira do Livro de Porto Alegre

Escrito por .

Publicação bancada com destinação do MPT também aborda erradicação do trabalho infantil em prosa, verso e imagem; conteúdo foi criado por adolescentes e jovens aprendizes

 

     A 4ª edição do livro "Aprendizagem e Erradicação do Trabalho Infantil - em Prosa, Verso e Imagem" foi lançada, no final da manhã desta quarta-feira (6/11), na 65ª Feira do Livro de Porto Alegre. O conteúdo resulta da criação de jovens aprendizes, por intermédio de entidades formadoras de aprendizagem profissional do Rio Grande do Sul. Aproximadamente 250 pessoas, a maioria alunos dos cursos, inclusive do Interior, prestigiaram a cerimônia na Praça de Autógrafos, instalada na Praça da Alfândega, no Centro Histórico da Capital. A promoção foi da Superintendência Regional do Trabalho no Rio Grande do Sul (SRT-RS), do Fórum Estadual de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil e Proteção ao Trabalhador Adolescente (Fepeti-RS) e do Fórum Gaúcho de Aprendizagem Profissional (Fogap). O projeto visa à participação de adolescentes e jovens de até 24 anos de idade, incluindo pessoas com deficiência (PCDs), na criação de histórias e imagens de reflexão, originadas pelo tema central.

     A publicação foi bancada com recursos destinados pelo Ministério Público do Trabalho (MPT). O prefácio foi escrito pela representante do MPT na coordenação colegiada do Fepeti, procuradora regional Silvana Ribeiro Martins. No início da cerimônia, a procuradora Silvana também foi a responsável pela abertura do pacote com os livros a serem distribuídos e autografados. Os trabalhos publicados foram classificados no concurso realizado em instituições formadoras de aprendizagem: Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (Senat), Colégio Teutônia, Sociedade Educacional Três de Maio (Setrem), Ação Comunitária Participativa (Acompar), Centro de Educação Profissional São João Calabria, Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE), Ensino Social Profissionalizante (Espro), Instituto Crescer Legal, Instituto Brasileiro Pró-Educação e Trabalho (Isbet), Irmãs Murialdinas de São José, Pequena Casa da Criança, Projeto Pescar, Instituto Pestalozzi, Associação Canoense de Deficientes Físicos (Acadef), Rede Nacional de Aprendizagem, Promoção Social e Integração (Renapsi) e Associação Reviver.

     A iniciativa tem coordenação geral da auditora-fiscal do Trabalho Denise Natalina Brambilla González (coordenadora de Aprendizagem da SRT); coordenação do projeto literário (prosa e verso) da escritora, poetisa e declamadora Maria Elsi Prestes Jacques (representante dos Correios no Fogap) e coordenação do projeto imagem de João da Luz (coordenador regional do Fogap). O texto da orelha do livro é da coordenadora de Gestão de Pessoas dos Correios, Sonia Teresinha Cezimbra Mengue. A apresentação do evento foi do representante da Prefeitura Municipal de Parobé no Fogap, Geraldo Antônio Both. Também participaram do ato a representante da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) no Fepeti, Gessi Dorneles, o secretário-adjunto municipal de Relações Institucionais (SMRI), Filipe Tisbierek, a gerente executiva da Universidade Corporativa do Banrisul, Lisiane Vieira de Castro Luchese. e a assessora Luana Wasgem, representando o deputado estadual Issur Koch. Os três primeiros lugares em cada uma das três categorias ganharam o livro, troféu e diploma. O evento foi encerrado com concerto da Orquestra Jovem do RS, formada por jovens aprendizes do Pão dos Pobres.

Vencedores

Prosa

     1º lugar: Samara Caroline Riffel Martins, "Vida X Aprendizagem", Setrem (Três de Maio)
     2º lugar: Natália Barbosa da Rosa, "Aprender", Renapsi (Porto Alegre)
     3º lugar: Giovana Horne Zorzo, "Trabalho Infantil e Educação", Renapsi (Porto Alegre)

Verso

     1º lugar: Gabriela Oliveira Medeiros, "Prece", Projeto Pescar (Caxias do Sul)
     2º lugar: Lucas Eduardo Ribeiro da Mota, "Famosas Leis", Senat (Caxias do Sul)
     3º lugar: Talita Rodrigues Martini, "Meia Infância", Instituto Crescer Legal (Santa Cruz do Sul)

Imagem

     1º lugar: Nathália Barboza Silveira, Espro (Porto Alegre)
     2º lugar: Margarete Machado dos Santos, Senac (Farroupilha)
     3º lugar: Aliny Gomes da Silveira, Calábria (Porto Alegre)

Leia mais

3/11/2019 - "Aprendizagem e Erradicação do Trabalho Infantil em Prosa, Verso e Imagem" será lançado na Feira do Livro de Porto Alegre

Texto e fotos: Flávio Wornicov Portela (reg. prof. MT/RS 6132)
Fixo Oi (51) 3284-3086 | Móvel Claro (51) 99977-4286 com WhatsApp | prt04.ascom@mpt.mp.br
www.facebook.com/mptnors | https://twitter.com/mpt_rs | www.instagram.com/mpt.rs

Tags: Novembro

Imprimir