Caxias do Sul terá primeira Feira da Aprendizagem Profissional em 28 e 29/11

Mais de 3 mil aprendizes, autoridades e visitantes são esperados, nos dias 28 e 29/11, no Centro de Eventos da Festa da Uva

     Caxias do Sul terá, em 28 e 29/11, sua primeira Feira de Aprendizagem Profissional, voltada a jovens de 14 a 24 anos e administradores de empresas. O principal objetivo é divulgar detalhes sobre o programa de aprendizagem profissional e seus benefícios.

      O evento será realizado no Centro de Eventos da Festa da Uva (Rua Ludovico Cavinatto, 1431, bairro Nossa Senhora da Saúde) e é promovido pelo Fórum de Aprendizagem Profissional da Serra Gaúcha (FAPSG) nos moldes da feira realizada bienalmente em Porto Alegre, cuja terceira edição aconteceu na semana passada.

     Além da programação de palestras e serviços, haverá a presença de instituições formadoras, responsáveis pela parte prática da aprendizagem profissional, entre escolas técnicas, entidades sem fins lucrativos e entidades do Sistema "S" (Senai, Senac, Senar, Senat e Sescoop). O Ministério Público do Trabalho (MPT) reverteu recursos para a montagem dos stands e compra de combustível para o gerador de energia, necessários à realização do evento.

     A auditora fiscal do Trabalho Denise Brambilla González, representante do Fogap, destaca que é importante sensibilizar o empresariado a preencher as cotas reservadas por Lei a aprendizes profissionais. Em Caxias do Sul, com cerca de 3 mil aprendizes contratados, há ainda um déficit de mais de 1.300 contratações. O maior percentual dos aprendizes atua na indústria, setor seguido pelo comércio e serviços, transportes, trabalho rural e cooperativas.

Aprendizagem profissional

     A Lei da Aprendizagem (10.097/2000) determina que empresas de médio e grande porte contratem número de aprendizes equivalente a no mínimo 5% e no máximo 15% dos trabalhadores cujas funções demandem formação profissional. Esses jovens devem ser inscritos pela empresa em cursos de aprendizagem, oferecidos pelas entidades formadoras. No entanto, toda organização pode ter aprendizes.

      O contrato tem duração máxima de dois anos, podendo incluir jovens entre 14 e 24 anos, ou pessoas com deficiência (PCDs) sem idade máxima, que precisam ter concluído ou cursar o Ensino Fundamental ou Médio. Dessa forma, fica garantida a parcela significativa dos jovens brasileiros permanência na escola e necessária qualificação profissional para acessar postos de trabalho que demandam profissionais mais habilitados, combinando formação teórica e prática. Ao cumprir a Lei, empresários também promovem inclusão social, oferecendo aos jovens oportunidade do primeiro emprego, com remuneração, recolhimento de contribuições previdenciárias e Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS), além de difundir valores e cultura de sua empresa na medida em que estão estimulando formação dos futuros profissionais do país e de suas empresas.

A Feira da Aprendizagem

28 e 29/11
28/11, das 9h às 20h
29/11, das 9h às 17h
Local: Centro de Eventos da Festa da Uva – Caxias do Sul (RS)

Entrada franca

Mais informações:
(54) 3220 - 8700 ou (54) 3238 - 8713
Email: feiraaprendizagemserra@gmail.com
facebook.com/fogapserra
instagram.com/fogapserra

Supervisão: Flávio Wornicov Portela (reg. prof. MT/RS 6132)
Fixo Oi (51) 3284-3086 | Móvel Claro (51) 99977-4286 com WhatsApp | prt04.ascom@mpt.mp.br
www.facebook.com/mptnors | https://twitter.com/mpt_rs | www.instagram.com/mpt.rs

Tags: Novembro

Imprimir