MPT em Pelotas recebe homenagem do CCMAR, projeto da FURG

Escrito por .

Entidade inaugurou placa em reconhecimento à parceria com MPT, que, em 10 anos, beneficiou mais de 3 mil jovens

 

     O Ministério Público do Trabalho (MPT) em Pelotas recebeu nesta sexta-feira (1º/12) homenagem do Centro de Convívio dos Jovens do Mar (CCMar), projeto da Universidade Federal de Rio Grande (FURG) apoiado pelo órgão através de reversões de multas e indenizações obtidas em sua atuação na região. O MPT foi representado pelo procurador Lucas Santos Fernandes, recebido pelo diretor do centro, Lauro Barcellos, e os 138 alunos do segundo semestre de 2023 do projeto.

    O procurador enfatizou a relevância da formação profissional e da luta pela proteção aos direitos dos trabalhadores, oferecendo aos alunos uma oportunidade de reflexão sobre a gravidade da precarização do trabalho no Brasil.

    Durante a homenagem ao MPT, alguns alunos egressos do CCMar puderam contar sua experiência e a contribuição do centro para suas formações profissionais. Ainda durante a cerimônia, o aluno Mateus, indígena da etnia Guarany, proferiu no idioma guarani um agradecimento ao MPT.

    Ao fim, o diretor do centro e o procurador descerraram placa comemorativa da união de esforços em favor da profissionalização de jovens em vulnerabilidade social e ambiental.

    Ao longo de dez anos, o CCMar beneficiou diretamente mais de 3.000 jovens em vulnerabilidade social de Rio Grande e região. Os cursos, oferecidos no contraturno escolar, têm duração de seis meses a um ano e incluíram, entre outros, Agricultura e Meio Ambiente, Auxiliar Administrativo, Auxiliar em Operações Portuárias, Auxiliar de Recursos Humanos, Culinária, Construção Naval, Educação Náutica, Informática, Movelaria, Panificação e Confeitaria.

    Além do conteúdo profissionalizante, o centro também é responsável por atendimento psicológico, enfermaria, refeições, apoio pedagógico e educação ambiental, educação em Direitos Humanos, campanhas de saúde e alfabetização científica. O professor Lauro resume a missão do CCMar, espaço extensionista da FURG: acolher, humanizar e oferecer possibilidades de profissionalização aos jovens do Rio Grande, permitindo-lhes serem autores de seus projetos de vida e contribuindo para a mitigação das desigualdades.

Fotos: CCMar
Texto: Luis Nakajo (analista de Comunicação)
Fixo Oi (51) 3284-3086 | Móvel Claro (51) 99977-4286 com WhatsApp | prt04.ascom@mpt.mp.br
www.facebook.com/mptnors | https://twitter.com/mpt_rs | www.instagram.com/mpt.rs

Tags: Dezembro

Imprimir