Fórum Gaúcho de Combate aos Impactos dos Agrotóxicos divulga nota em apoio à pesquisadora Larissa Bombardi

Durante reunião ordinária, entidade aprovou manifestação de solidariedade a geógrafa que vem sendo alvo de ameaças por sua pesquisa sobre efeitos de agrotóxicos

 

Pesquisadora e professora da USP, Larissa Bombardi vem recebendo ameaças. Instagram, Reprodução
Pesquisadora e professora da USP, Larissa Bombardi vem recebendo ameaças. Instagram, Reprodução

     O Fórum Gaúcho de Combate aos Impactos dos Agrotóxicos (FGCIA) divulgou uma nota em apoio a Larissa Bombardi, pesquisadora e professora do Departamento de Geografia da Universidade de São Paulo (USP). Ela anunciou, no mês passado, a intenção de deixar o Brasil em consequência do aumento do número de ameaças e intimidações que vem sofrendo por causa de suas pesquisas sobre o uso de agrotóxicos no país.

     Geógrafa por formação, com mestrado, doutorado e pós-doutorado em Geografia Humana, Larissa Bombardi publicou, em 2019, o atlas Geografia do Uso de Agrotóxicos no Brasil e Conexões com a União Europeia, obra que provocou impacto internacional por seu estudo dos efeitos e dos usos de agrotóxicos na produção brasileira – e que fez explodir o número de ameaças contra a pesquisadora.  

Clique aqui para ler a nota na íntegra

     A nota ressalta a importância do trabalho de Larissa Bombardi, que tem contribuído significativamente para o conhecimento científico a respeito dos impactos dos agrotóxicos na saúde e no meio ambiente, e vem denunciando, de forma contundente, o uso indiscriminado de agrotóxicos no Brasil e os sérios danos causados ao meio ambiente e à saúde das comunidades atingidas.

     O texto prestando solidariedade à pesquisadora, apresentado pelo professor Althen Teixeira Filho, foi aprovado durante reunião ordinária da entidade, realizada no dia 19 de março de 2021 (leia a ata aqui).

     O FGCIA é uma iniciativa multidisciplinar que reúne entidades como o Ministério Público do Trabalho (MPT), o Ministério Público Federal (MPF) e o Ministério Público Estadual (MP/RS) para diminuir os efeitos danosos de produtos agrotóxicos para a população e os recursos naturais.

Texto: Carlos André Moreira (reg. prof. MT/RS 8553)
Fixo Oi (51) 3284-3086 | Móvel Claro (51) 99977-4286 com WhatsApp | prt04.ascom@mpt.mp.br
www.facebook.com/mptnors | https://twitter.com/mpt_rs | www.instagram.com/mpt.rs

 

Tags: Abril

Imprimir