MPT-RS inicia capacitação para integração entre MPT Digital e PJe

Membros e servidores participaram do treinamento "MPT Digital: Implantação Nacional de Interoperabilidade, Ferramentas de Inteligência e Padronização de Rotinas", projeto que visa a interoperabilidade dos sistemas de informações do MPT e da Justiça do Trabalho

      Nesta segunda-feira (19/10), procuradores e servidores do Ministério Público do Trabalho no Rio Grande do Sul (MPT-RS) participaram do treinamento "MPT Digital: Implantação Nacional de Interoperabilidade, Ferramentas de Inteligência e Padronização de Rotinas", ministrado pelo coordenador nacional do Projeto MPT Digital, procurador Luís Fabiano de Assis.

      O foco da atividade foi o projeto de interoperabilidade dos sistemas de informações do Ministério Público do Trabalho, o MPT Digital, e da Justiça do Trabalho, o Processo Judicial Eletrônico (PJe). Atualmente, os sistemas não se comunicam, e novo projeto representa a integração entre as duas plataformas.

Procurador Luís Fabiano de Assis fala sobre o projeto
Procurador Luís Fabiano de Assis fala sobre o projeto

      A cooperação técnica entra a Justiça do Trabalho e o MPT surgiu em 2013 com a proposta de integração entre o Processo Judicial Eletrônico (PJe) e o MPT Digital. Em 2014, iniciaram-se os trabalhos de implementação da interoperabilidade sob a supervisão do Comitê Gestor Nacional do PJe/JT e do Conselho Superior da Justiça do Trabalho.

     O treinamento é uma das políticas de melhoramento do órgão, que visa a interoperabilidade dos sistemas de informações do MPT, MPT Digital e da Justiça do Trabalho (leia-se o Processo Judicial Eletrônico - PJe). A interoperabilidade representa a integração entre as plataformas para automatizar e reduzir o duplo trabalho dos servidores do MPT e da Justiça do Trabalho.

     A interoperabilidade entre o MPT Digital e o PJE/JT já está em fase inicial no MPT desde agosto. Essa primeira etapa de entrega de serviços contemplará as consultas processuais e as entregas de manifestação. A estimativa, segundo Assis, é de que até 17 de novembro a segunda etapa de desenvolvimento seja concluída e todos os 24 TRTs estejam integrados às respectivas PRTs com os novos serviços.

Texto: Franciele Costa dos Santos (estagiária de Jornalismo) 
Supervisão: Flávio Wornicov Portela (reg. prof. MTE/RS 6132)
Fixo Oi (51) 3284-3066 | Móvel Claro com WhatsApp (51) 9977-4286 
prt4.ascom@mpt.mp.br | facebook.com/MPTnoRS | twitter.com/mpt_rs

Tags: Outubro

Imprimir