MPT-RS participa do Fórum Aberto de Educação Antirracista do TRT-4

Escrito por .

Exibição do filme “Pureza” será seguida por debate sobre trabalho escravo com participação do coordenador da Conaete

Dira Paes como a protagonista do filme "Pureza". Foto: Felipe Reinheimer, divulgação
Dira Paes como a protagonista do filme "Pureza". Foto: Felipe Reinheimer, divulgação

     O coordenador regional da Conaete do MPT-RS (Coordenadoria Nacional de Erradicação do Trabalho Escravo e Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas), procurador Lucas Santos Fernandes, vai participar, nesta quarta-feira, dia 9/11, de uma das atividades do 4º Fórum Aberto de Educação Antirracista do Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região (RS). A partir das 14h, será exibido em uma sessão especial no Auditório Ruy Cirne Lima da Escola Judicial do TRT-4 (Av. Praia de Belas, 1.432, prédio III, 2º andar), o longa Pureza, drama de 2020 dirigido por Ricardo Barbieri e estrelado por Dira Paes. A exibição será seguida por um debate sobre o trabalho escravo contemporâneo, tema retratado no filme.

     Pureza enfoca a história de uma mãe (Dira Paes) que se lança na busca pelo filho, desaparecido após buscar trabalho em um garimpo. Durante a jornada, ela se emprega em uma fazenda que faz parte do esquema de aliciamento e escravização que também pode ter capturado seu filho e testemunha a violência e a crueldade de um sistema de opressão e abuso ainda bastante presente no país. Após a exibição, será realizado um debate sobre os aspectos e os desafios do enfrentamento da escravidão contemporânea.A obra é inspirada na história real de Pureza Lopes Loyola, uma mãe que travou uma luta contra uma quadrilha de fazendeiros e jagunço durante três anos na década de 1990 para resgatar o filho do trabalho escravo

     Além do procurador do MPT-RS, participam também do debate o próprio diretor do filme, o cineasta Renato Barbieri; a juíza do trabalho Mariana Lerina, coordenadora do Comitê Gestor de Equidade de Gênero, Raça e Diversidade do TRT-4; a advogada Letícia Lemos da Silva. especialista nas áreas de Direitos Humanos, relações raciais e violência doméstica, e a estudante em saúde coletiva da UFRGS Brice Gaelfie Gouaka Bouaha, integrante do grupo Bará, projeto de acolhimento de alunos imigrantes e refugiados.

     O 4º Fórum Aberto de Educação Antirracista do TRT-4 teve início na segunda-feira e prossegue até sexta-feira, dia 11/11.

Tags: Novembro

Imprimir