Procurador-chefe do MPT-RS recebe Medalha Tiradentes da Polícia Civil

Escrito por .

Procurador Rafael Foresti Pego recebeu a honraria máxima da polícia, destinada a pessoas que prestaram relevantes serviços à causa da segurança pública no Estado

     O procurador-chefe do Ministério Público do Trabalho no Rio Grande do Sul (MPT-RS) Rafael Foresti Pego recebeu oficialmente, em solenidade no Palácio da Polícia nesta quinta-feira (1/12), a Medalha Tiradentes, a maior honraria concedida pela Polícia Civil do Estado.

     A medalha foi entregue a 17 agraciados neste ano pelo chefe de Polícia, delegado Fábio Motta Lopes e pelo subchefe, Vladimir Peukert Urach. Discurso em nome dos homenageados a ex-chefe de Polícia do RS Nadine Tagliari Farias Anflor, que enfatizou a harmonia existente entre os órgãos a que pertencem os homenageados deste ano.

     “O Ministério Público do Trabalho tem sido incansável em destinar recursos para a Polícia Civil. Nosso Departamento de Repressão ao Narcotráfico, por exemplo, só foi reformado graças à parceria com o MPT. A homenagem é individual, para pessoas parceiras da nossa instituição, mas também é uma forma de homenagear as instituições que os senhores e senhoras aqui muito bem representam”, destacou o chefe de Polícia, delegado Fábio Motta Lopes.

    Natural de Porto Alegre, o procurador Rafael Foresti Pego tem 40 anos. Formou-se em Ciências Jurídicas e Sociais pela Pontifícia Universidade Católica (PUC-RS). É mestre em Direito pela PUCRS e mestre em Direito Constitucional pela Universidade de Sevilha, e doutorando pela Universidade Complutense de Madrid. Atuou como advogado na área trabalhista e como professor universitário antes de ingressar no MPT, em 2014.

    A Medalha Tiradentes é entregue a pessoas ou entidades que prestaram, na medida de suas possibilidades e atribuições, relevantes serviços à causa da corporação. O nome da medalha rememora Joaquim José da Silva Xavier, o Tiradentes, patrono das Polícias Civis e Militares do Brasil.

     Outros membros do MPT-RS já foram agraciados com a honraria. Em 2020, a medalha foi entregue à procuradora Sheila Ferreira Delpino. Também foram homenageados os procuradores Patrícia de Mello Sanfelici (2019), Victor Hugo Laitano (2017), Roger Ballejo Villarinho (2017), atualmente desembargador do TRT-RS, e Rogério Uzun Fleischmann (2016).

Os nomes dos agraciados foram aprovados pelo Conselho Superior da Polícia Civil. Também foram homenageados durante a solenidade:
Iris Helena Medeiros Nogueira: presidente do TJRS
Antonio Flávio de Oliveira: defensor Público Geral do Estado
Cláudio dos Santos Feoli: comandante Geral da BM
Luiz Carlos Neves Soares Júnior: comandante Geral dos Bombeiros;
Marcelo Soletti de Oliveira: diretor Geral do Detra
Francisco José Moesch: presidente Do TRE-RS;
Francisco Rossal de Araújo: presidente do TRT4
Alessandro Maciel Lopes: delegado Regional Executivo da Superintendência Regional da Polícia Federal no Rio Grande Do Sul
Valdeci Oliveira: presidente da Assembleia Legislativa Estadual
Diego Ferrugem Cardoso: secretário De Patrimônio De Estado
Paulo César Caldas Jardim: delegado de Polícia
Júlio César de Melo: subprocurador-Geral de Justiça para Assuntos Institucionais
Carlos Alberto Dahmer: comandante da 3ª Região Militar
Olinda Barcellos: comissária de Polícia Aposentada da 3ª DPRJ
Luiz Caldas Milano: filho do Patrono da PCRS, Plínio Brasil Milano

Com informações da Polícia Civil

Texto e foto: Luis Nakajo (analista de Comunicação)
Fixo Oi (51) 3284-3086 | Móvel Claro (51) 99977-4286 com WhatsApp | 
prt04.ascom@mpt.mp.br
www.facebook.com/mptnors | https://twitter.com/mpt_rs | www.instagram.com/mpt.rs

Tags: Novembro

Imprimir