Inscrições abertas para novas turmas de aprendizagem de serviços administrativos no TRT e ESA

Escrito por .

É o sétimo ano do projeto da Comunidade Jurídico-Trabalhista; MPT reverte valores para o custeio das atividades

     As unidades do Projeto Pescar na Comunidade Jurídico-Trabalhista com sede no Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região (TRT-RS) e na Escola Superior de Advocacia (ESA), em Porto Alegre/RS, estão com inscrições abertas para o curso de Iniciação Profissional em Serviços Administrativos. O projeto oferece formação socioprofissional gratuita a jovens entre 16 e 19 anos, por meio de uma parceria entre organizações públicas e privadas.

     As duas novas turmas de jovens aprendizes serão compostas de estudantes do 7º ano do Ensino Fundamental ou posterior, com renda familiar de até meio salário mínimo por pessoa. As inscrições para a unidade do TRT podem ser feitas até o dia 15/12 e as da ESA, até 10/12. As aulas devem começar em fevereiro de 2023, no turno da tarde.

     As duas unidades têm apoio do Ministério Público do Trabalho (MPT), que reverte multas e indenizações, obtidas em sua atuação no Estado, para o custeio de atividades, como uniforme, transporte e alimentação. O conteúdo do curso contempla desenvolvimento pessoal, cidadania e conhecimentos específicos relacionados à atividade judiciária, com destaque para o uso do sistema Processo Judicial Eletrônico (PJe). A iniciativa é uma parceria da Fundação Projeto Pescar com MPT, TRT, a Seção Estadual da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/RS), a ESA , a Caixa de Assistência dos Advogados do Estado (CAA/RS) e a Superintendência Regional do Trabalho no Rio Grande do Sul (SRT/RS).

Inscrições
Unidade TRT: Av. Praia de Belas, 1432
Os candidatos deverão preencher o formulário disponível em https://www.projetopescar.org.br/inscricoes. Informações podem ser solicitadas ao educador social André Cintra, pelo e-mail projetopescar@trt4.jus.br.

Unidade ESA: R. Manoelito de Ornellas, 55
Os candidatos devem acessar a unidade em https://www.projetopescar.org.br/inscricoes. Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail es.valerias@projetopescar.org.br, com a educadora responsável Valéria Neutzling.

Projeto Pescar da Comunidade Jurídico-Trabalhista
     A Comunidade Jurídico-Trabalhista já formou 114 alunos, e duas novas turmas tiveram início em fevereiro de 2022. O objetivo do projeto é oferecer formação socioprofissional gratuita de “Iniciação Profissional em Serviços Administrativos” a jovens em situação de vulnerabilidade social para que possam ingressar no mercado de trabalho de forma segura.

     O curso tem carga horária de 800 horas, sendo 60% referentes a conteúdos de desenvolvimento pessoal e cidadania (Ética, Saúde, Sustentabilidade, Empreendedorismo, Relacionamento interpessoal, Comunicação, Família, entre outros). O percentual restante contempla temas técnicos de Administração, Direito e processo judicial eletrônico. Além do conteúdo teórico, os alunos também realizam vivências práticas no ambiente de trabalho.

     Você pode contribuir indicando um aluno ou aluna para empresas de parentes e amigos. Entre em contato com a Comunidade Jurídico-Trabalhista pelo email projetopescar@trt4.jus.br e descubra se algum dos jovens já formados se encaixa no perfil que sua empresa ou escritório procura.

Com informações do TRT

Texto: Luis Nakajo (analista de Comunicação)
Fixo Oi (51) 3284-3086 | Móvel Claro (51) 99977-4286 com WhatsApp | 
prt04.ascom@mpt.mp.br
www.facebook.com/mptnors | https://twitter.com/mpt_rs | www.instagram.com/mpt.rs

Tags: Dezembro

Imprimir