MPT-RS participa de aula inaugural da Escola Superior da Amatra IV

Escrito por .

Evento teve como convidado especial o ministro do TST e ex-procurador-geral do Trabalho Alberto Balazeiro

Martha Kruse com o convidado Alberto Balazeiro e os integrantes da diretoria da Amatra IV Carolina Costa, Adriana Kunrath e Márcio Lima do Amaral
Martha Kruse com o convidado Alberto Balazeiro e os integrantes da diretoria da Amatra IV Carolina Costa, Adriana Kunrath e Márcio Lima do Amaral

     O MPT-RS compareceu, na noite de sexta-feira (15/3), à aula inaugural da Escola Superior da Associação dos Magistrados da Justiça do Trabalho da IV Região (EMARGS), realizada no auditório da associação, no bairro Menino Deus, em Porto Alegre. A vice-procuradora-chefe Martha Diverio Kruse representou a instituição no evento, que teve como convidado especial o ministro do Tribunal Superior do Trabalho (TST) Alberto Bastos Balazeiro. O ministro, oriundo do MPT e procurador-geral do trabalho no biênio 2019/2021, fez uma palestra sobre "Os oitenta anos da CLT e o novo mundo do trabalho” para um público de cerca de cem pessoas, composto em sua maioria por trabalhadores da Justiça, estudantes, magistrados e advogados.

     Balazeiro foi recepcionado pelo presidente da Amatra IV, juiz Márcio Lima do Amaral, com um discurso que repassou a história da escola e o espaço que ela ocupa no ensino jurídico, no Direito do Trabalho e Processo do Trabalho.

     Na sequência o ministro Balazeiro ministrou a aula inaugural e abordou questões como a importância da criação da CLT e os desafios do atual cenário, as mudanças do novo mundo do trabalho, entre elas limitação da jornada e preservação da intimidade com a implantação do trabalho remoto e o uso da tecnologia.

     Segundo Balazeiro, o maior desafio é a informalização que, segundo ele, “traz insegurança em todas as vertentes”. Citou a proliferação dos aplicatos de plataformas digitais e as dificuldades destes profissionais em conquistarem a aposentadoria.

     "Temos que ter uma educação continuada, por isso a importância desta escola aqui", concluiu.

     O evento se encerrou com a diretora da escola, desembargadora Beatriz Renck.

     Foto: Mathias Teixeira, divulgação, Amatra IV
     Texto elaborado com informações da assessoria da Amatra IV

Tags: Março

Imprimir