Prêmio MPT na Escola entregue em Brasília

Escrito por .

Primeiros colocados, entre eles aluna de Capão da Canoa (RS), participaram da solenidade, que reuniu cerca de 400 pessoas

     Aconteceu nesta segunda-feira (11) a solenidade de entrega do Prêmio MPT na Escola 2017. A cerimônia foi realizada no auditório da Procuradoria Geral do Trabalho, em Brasília, reunindo os vencedores das seis categorias (conto, curta-metragem, desenho, esquete teatral, música e poesia), membros, servidores, comunidade jurídico-trabalhista e alunos do Ensino Fundamental do Distrito Federal. Em 2017, 9 Regionais do MPT inscreveram trabalhos, selecionados em etapas locais prévias: Bahia, Campinas, Ceará, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará e Amapá, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.

     O valor do prêmio para cada primeiro colocado foi de R$ 12 mil, divididos entre aluno, professor, coordenador do projeto na escola e coordenador do projeto no Município. Também foram entregues na cerimônia alguns dos prêmios destinados destinados dos 2ºs aos 5ºs lugares. Os valores da premiação nacional e o custeio da viagem e hospedagem dos primeiros colocados a Brasília são decorrentes de destinações oriundas de termos de ajuste de conduta e ações civis públicas.

     ​A gerente do eixo Educação do projeto Resgate a Infância, procuradora Jailda Eulidia da Silva Pinto (MPT-PE), lembrou a importância dos diversos atores envolvidos no projeto. “O grande objetivo é trazer reflexão para a família, para as crianças e para os professores”, explicou na abertura da solenidade. “Cada um de vocês é essencial. Os pais, por incentivarem e manterem seus filhos na escola; os professores, por serem agentes de transformação; e as crianças, por participarem com tanta alegria e tanta pureza”.

     A coordenadora de Combate à Exploração do Trabalho da Criança e do Adolescente (Coordinfância) do MPT, procuradora Patrícia de Mello Sanfelici, destacou a descoberta​, pelo prêmio, de talentos já prontos em diversas partes do país e o papel da arte na educação. O procurador-geral do MPT, Ronaldo Curado Fleury, chamou a atenção para as consequências do trabalho infantil, lendo poema de participante do prêmio MPT na Escola de 2015.

     Também participaram do dispositivo de honra do evento e da entrega dos prêmios, os ministros do Tribunal Superior do Trabalho Delaíde Arantes e Lélio Bentes, a subprocuradora-geral do MPT Heloísa Maria Moraes Rego Pires, os procuradores do MPT Antônio de Oliveira Lima (criador do projeto MPT na Escola e homenageado) e Ana Cláudia Rodrigues Bandeira Monteiro (vice-presidente da Associação Nacional de Procuradores do Trabalho). Foi prestada uma homenagem, com entrega de placa, ao procurador do MPT Antonio de Oliveira Lima, em razão de seu importante papel na criação do prêmio e em sua extensão para diversos locais do país, a partir da iniciativa precursora no Ceará. Também esteve presente e fez uso da palavra, fazendo o encerramento do evento, o ex-coordenador da Coordinfância Rafael Dias Marques (MPT-PA, atual chefe de gabinete do procurador-geral do Trabalho).

     Em 2017, o projeto completa 9 anos, com 791 trabalhos inscritos em 9 regionais. 2017 foi o primeiro ano em que o Rio Grande do Sul participou, realizando etapa local com 17 municípios, envolvendo mais de 12 mil estudantes gaúchos.

Laiane de Melo Barros (aluna) e Izaias Rosa da Silva (um dos professores orientadores), de Capão da Canoa - RS, vencedores da categoria Conto do Prêmio MPT na Escola 2017, falam sobre a participação no projeto. 
Clique aqui para assistir ao vídeo (Facebook). 

Confira a lista de vencedores nacionais:

Categoria Conto: "Pedrita, a formiguinha inteligente". Laiane de Melo Barros, da EMEF Moacyr de Araújo Pires (Capão da Canoa-RS)

Categoria Curta-metragem: "Menino de barro, direito violado". Marcos Ferreira de Sousa, Wisiane Santos Barbosa, Samia Maria Silva de Lacerda, Sarah Jamily Pereira Costa e Ana Karoliny de Lacerda Silva, da EMEI/EMEF Professora Catarina Tavares (Barro-CE)

Categoria Desenho: "Consciência Peteca, reescrevendo a história do Brasil afora". Myrella Pacheco da Silva e José Mikael F. da Silva, da EMEF Luiz Gonçalves (Beberibe-CE)

Categoria Esquete teatral: "A criança, o espelho e o Peteca". Alan Reinaldo Sena, Maria Júlia Ferreira da Costa, Alice Antunes da Silva, Nayelle Lima de Souza, Francisco Italo Freitas Ribeiro, Allana Barros Ferreira, Ana Luiza Macedo Cordeiro, Ana Luisa de Farias Oliveira, Ana Sophia Martins Ramos, da EMEF Maria Luiza (Fortim-CE)

Categoria Poesia: "Infância perdida". Suzany Alcantara Lima, da Escola Marcelo da Cunha Araújo (Reriutaba-CE)

Categoria Música: "Acredite, criança". Breno Nascimento de Melo, Rafael Vitor de Araújo Lopes e Luna Lorena Silva Santos, da EMEI/EMEF em RCM Batista Dilma Roosli (Juriti-PA)

Clique aqui para acessar a lista completa

Leia mais:

17/11/2017 - Capão da Canoa vence etapa nacional do Prêmio MPT na Escola
23/10/2017 - Entregue Prêmio MPT na Escola RS 2017
16/10/2017 - Prêmio MPT na Escola anuncia vencedores da etapa RS
31/8/2017 - 
5/7/2017 - MPT-RS realiza 1º Prêmio MPT na Escola no Estado
25/5/2017 - MPT realiza capacitação sobre trabalho infantil em Arroio do Tigre
11/5/2017 - MPT implanta em Capão da Canoa projeto "Resgate a Infância"
10/4/2017 - Eixo "Educação" do Projeto "Resgate a Infância" é apresentado para membros do Fepeti-RS
28/3/2017 - Secretário de Educação confirma participação de Porto Alegre no eixo educação do Projeto Resgate a Infância
24/3/2017 - MPT na Escola segue cronograma de capacitações com gestores e educadores
16/3/2017 - MPT na Escola terá capacitação para órgãos do Fepeti, em Porto Alegre
23/2/2017 - Reunião com municípios define implantação do "MPT na Escola"
23/11/2017 - MPT reúne maiores empresas de Passo Fundo para debater profissionalização
22/11/2017 - MPT implanta em Passo Fundo projeto "Resgate a Infância"
28/9/2016 - Capacitação do MPT na Escola expande projeto no Estado

Texto e fotos: Luis Nakajo (analista de Comunicação) enviado especial
Supervisão: Flávio Wornicov Portela (reg. prof. MT/RS 6132)

Fixo Oi: (51) 3284-3097 | Móvel Claro (51) 99977-4286 com WhatsApp
prt04.ascom@mpt.mp.br | www.facebook.com/mptnors | https://twitter.com/mpt_rs

Tags: Dezembro

Imprimir