Procuradora Marlise palestra para jovens aprendizes da ESA

Escrito por .

Primeira turma do Projeto Pescar Comunidade Jurídico-Trabalhista (PPCJT), da Escola Superior da Advocacia (ESA), da Ordem dos Advogados do Brasil – Secção do Rio Grande do Sul (OAB/RS), já havia visitado sede do MPT em 5 de junho

     A procuradora Marlise Souza Fontoura palestrou, na tarde desta quinta-feira (18/7), para a primeira turma do Projeto Pescar Comunidade Jurídico-Trabalhista (PPCJT), da Escola Superior da Advocacia (ESA), da Ordem dos Advogados do Brasil – Secção do Rio Grande do Sul (OAB/RS). O grupo já havia visitado, em 5 de junho, a sede do Ministério Público do Trabalho no Rio Grande do Sul (MPT-RS). A conversa com os jovens foi pautado pelas escolhas da procuradora, tanto profissionais, quanto pessoais. “Quando a gente vê uma pessoa revestida de autoridade, como é o caso, essa conversa informal, e até pessoal, serve para desmitificar essa figura. No fundo todos somos iguais, claro com nossas diferenças e peculiaridades, mas a vida é muito complexa para todo mundo, por isso nossas escolhas são tão importantes e, nessa idade, não temos essa noção. Essa é a mensagem que eu tentei passar para eles”, destacou Marlise. A procuradora falou também sobre as competências do MPT, suas funções e as multas aplicadas revertidas em ações como essa do Projeto Pescar. “O MPT é o fiscal da lei, então nosso trabalho é o de fiscalizar as situações irregulares em empresas, o descumprimento de normas de segurança, o trabalho análogo ao escravo, entre outras coisas”, afirmou Marlise.

     A aluna do curso Kethllen Vitória Souza, de 16 anos, falou sobre o encontro e a surpresa de saber mais detalhes da vida da procuradora. “Eu gostei muito, fiquei surpresa por ela ter contado coisas tão pessoais, que ela se sentiu confortável em compartilhar conosco. A gente não tinha um conceito fechado da aula, e foi conversando, fazendo perguntas, o que possibilitou que a gente interagisse bastante”, destacou a jovem aprendiz. A formatura do curso de Iniciação Profissional em Serviços Administrativos, com ênfase em serviços jurídicos, aconteceá no mês de agosto. Kethllen lamenta o fim das aulas, mas comemora o conhecimento adquirido: “Estou triste por estar acabando, mas por outro lado muito feliz pelo curso. Eu aprendi muita coisa e ainda estou aprendendo. Com certeza tenho muito mais preparo para uma entrevista de emprego, por exemplo, pois tenho confiança no que sei e estou muito mais preparada”, completou a aluna.

Saiba mais sobre o Projeto Pescar

Com 43 anos de atuação, a Fundação Projeto Pescar trabalha para proporcionar qualificação profissional e desenvolvimento pessoal a jovens de 16 a 19 anos em situação de vulnerabilidade social, contribuindo para sua inclusão no mercado de trabalho. A parceria que o Pescar mantém com empresas e organizações, como a OAB/RS, TRT4, o MPT, a CAARS e a ESA já proporcionou a formação de mais de 30 mil jovens e o atendimento anual de cerca de 2 mil adolescentes em todo o Brasil. O projeto pedagógico das aulas está baseado na participação de voluntários, visando ao desenvolvimento de competências pessoais e habilidades profissionais.

Leia mais

5/6/2019 - MPT recebe visita de aprendizes da ESA
12/4/2019 - MPT-RS recebe visita de turma de aprendizes do TRT4

Fotos: Evelyn Berndt - OAB/RS
Texto: Flávio Wornicov Portela (reg. prof. MT/RS 6132) com informações de ESA
Fixo Oi (51) 3284-3086 | Móvel Claro (51) 99977-4286 com WhatsApp | prt04.ascom@mpt.mp.br
www.facebook.com/mptnors | https://twitter.com/mpt_rs | www.instagram.com/mpt.rs

Tags: Julho

Imprimir