MPT é parceiro de mutirão institucional pela cidadania em Itaqui

Escrito por .

Projeto Piloto Desbravando o Campo foi realizado em estabelecimento rural da cidade

Mutrirão ofereceu orientações legais para população residente distante dos grandes centros. FOTO: DPR Itaqui
Mutrirão ofereceu orientações legais para população residente distante dos grandes centros. FOTO: DPR Itaqui

     O Ministério Público do Trabalho (MPT) é um parceiro institucional da Defensoria Pública Regional (DPR) de Itaqui na implementação do Projeto Piloto "Desbravando o Campo", que teve um primeiro ciclo de atividades realizado em uma granja do interior da cidade na terça-feira, dia 10/5. A iniciativa também contou com a participação das secretarias de Desenvolvimento Social e Habitação e de Saúde do município, do Conselho Tutelar, da Polícia Civil, do Centro de Referência de Saúde do Trabalhador (CEREST Oeste) e do Centro de Referência Especializado em Assistência Social (CREAS) Novos Laços.

     Ao longo do dia, foram realizadas seções de prestação de informações a trabalhadores residentes em locais distantes da zona urbana do Município, com atendimento voltado à informação sobre a saúde da família, direitos trabalhistas, direito da mulher, direitos da criança e do adolescente e acesso à justiça.

     A verificação de eventuais questões trabalhistas e a orientação aos trabalhadores sobre seus direitos foi realizada no mutirão pelo CEREST Oeste. Ao todo, foram orientados e atendidos 48 trabalhadores no local.

     O projeto começou a partir de iniciativa da Polícia Civil de Itaqui, que contatou a Procuradoria do Trabalho de Uruguaiana através do procurador do MPT-RS Lucas Santos Fernandes. A partir desse contato, oprocurador promoveu a articulação entre as instituições municipais e estaduais para a criação do mutirão. A ideia foi logo abraçada pela Defensoria Pública de Itaqui, na pessoa da Defensora Pública Patrícia Conde Buzatto, coordenadora da ação.

     De acordo com ela, o projeto abre portas para o desempenho de outras atividades junto às comunidades de Itaqui e Maçambará.

     "Podemos, através desses atendimentos, levar conhecimento, acesso à justiça e apoio às comunidades mais distantes do centro da cidade", ressalta a Defensora.

     Após o sucesso desta primeira edição, a projeção é de que sejam realizados novos mutirões em outras propriedades rurais do interior.

 

Tags: Maio

Imprimir