MPT acompanha lançamento de projeto de extensão Oportunidades no Agro, em Uruguaiana

Escrito por .

Atividade foi viabilizada com valor de multa de danos coletivos por uma das propriedades rurais em que trabalhadores foram resgatados, no ano passado

Aula inaugural deu a início a projeto de qualificação voltado a alunos do terceiro ano do ensino médio de todas as escolas da rede pública de Uruguaiana
Aula inaugural deu a início a projeto de qualificação voltado a alunos do terceiro ano do ensino médio de todas as escolas da rede pública de Uruguaiana

     Os procuradores do MPT em Uruguaiana Gustavo Vianney Oliveira de Lima e Karine Teixeira Stocco de Siqueira participaram, na quinta-feira (14/3) da primeira aula do projeto de extensão "Estudantes Anos Finais: qualificação, emprego e renda no setor agropecuário”. O programa é realizado pela Universidade Federal do Pampa (UniPampa), com apoio do MPT, da Coordenadoria Regional de Educação de Uruguaiana e do Colégio Agrícola. A coordenadora regional de educação, Sara Elizeth Duzac Cardoso, também esteve presente.

     A realização do projeto é resultado de um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) aditivo firmado com uma das propriedades rurais em que trabalhadores foram resgatados em situação análoga à escravidão em uma operação em março do ano passado. Parte do valor referente à compensação por danos morais coletivos foi revertido para a criação da iniciativa, que tem como público-alvo alunos do terceiro ano do ensino médio de todas as escolas da rede pública de Uruguaiana. O TAC foi assinado pela empresa ainda em 2023, com a então procuradora titular do caso, Franciele D'Ambros, hoje lotada na unidade do MPT em Caxias do Sul.

     As atividades qualificarão os jovens para trabalho no setor agropecuário, uma necessidade da região. O projeto, que teve início neste ano, durará três anos, com no mínimo 18 encontros, e se compromete a capacitar no mínimo mil alunos por ano, totalizando ao final três mil alunos beneficiados. Ao final de cada ano letivo, será realizada a cerimônia para entrega dos certificados aos participantes do curso.

     O conteúdo das palestras abrangerá o Setor Agropecuário e suas oportunidades; Agricultura na Fronteira Oeste Gaúcha; Pecuária na Fronteira Oeste Gaúcha; e Saúde e Segurança do Trabalhador Rural. Além disso, os alunos receberão material didático impresso e virtual, contendo dados socioeconômicos e técnicos das principais atividades agropecuárias desenvolvidas na região. Serão realizadas excursões anuais para uma feira agropecuária do Rio Grande do Sul, como a Expodireto, de Não-Me-Toque, a Expointer, em Esteio ou a Abertura da Colheita do Arroz, em Capão do Leão.

     A aula inaugural do projeto contou com a participação de duas turmas de alunos da Escola Estadual Elisa Ferrari Valls. Foram quatro palestras realizadas por instrutores do projeto, que apresentaram dados sobre o setor agropecuário e a segurança do trabalho, assim como oportunidades de emprego no ramo. Ao final da manhã, fizeram uma visita técnica numa propriedade rural para observar o manejo e pesagem de novilhos e a colheita de arroz. Após o almoço, o grupo visitou o Colégio Agrícola Municipal de Uruguaiana para conhecer a estrutura e praticar técnicas agrícolas.

Texto: Samuel Anklam (jornalista supervisor: Carlos André Moreira - reg. prof. MT/RS 8553)
Fixo Oi (51) 3284-3086 | Móvel Claro (51) 99977-4286 com WhatsApp | prt04.ascom@mpt.mp.br
www.facebook.com/mptnors | https://twitter.com/mpt_rs | www.instagram.com/mpt.rs

Tags: Março

Imprimir