• Abrangência
  • MPT recebe visita do Consulado dos Estados Unidos

MPT recebe visita do Consulado dos Estados Unidos

Procuradores puderam explicar o sistema de combate ao trabalho escravo no país para representante do Departamento de Estado americano

    O Ministério Público do Trabalho (MPT), representado pela procuradora-chefe em exercício, Martha Kruse, e por Lucas Santos Fernandes, coordenador regional da Conaete, recebeu nesta terça-feira (28/11) visita da representante do Escritório de Combate ao Tráfico de Pessoas e Trabalho Escravo do Departamento de Estado dos Estados Unidos, Sarah Jennings, acompanhada de representantes do Consulado dos Estados Unidos em Porto Alegre (Davis Wallentine, diretor regional de segurança; Matthew Chambers, oficial da seção consular; e Aline Vecchia, assessora política e econômica). Participaram da reunião a coordenadora do projeto de combate ao trabalho escravo da SRTB-RS. auditora-fiscal do Trabalho Lucilene Pacini, e a servidora do MPT Ana Amélia Ferreira dos Santos.

     Na ocasião, foram apresentados detalhes e aprofundadas questões sobre o modelo de combate ao trabalho em condições análogas ao de escravo no Rio Grande do Sul e no Brasil. Também houve informação, por parte da Senhora Sarah Jennings, de que o seu escritório acompanha o tema em toda a América Latina, já tendo visitado países como Argentina, Uruguai, Nicarágua, entre outros. Pelo MPT e MTE foi explicada a organização das forças-tarefas e o compartilhamento de provas, os canais de denúncia, regras processuais da Justiça brasileira, penalidades administrativas, que incluem a inclusão na Lista Suja, a distribuição de competências dos órgãos no resgate de trabalhadores e na responsabilização dos empregadores e a importância do momento de pós-resgate.

     A procuradora-chefe em exercício destacou que os pontos essenciais para o sucesso da missão de combate ao trabalho escravo são o acolhimento das vítimas, a conscientização da população e a interlocução eficiente das instituições. O MPT agradeceu a visita, tendo o diálogo permanecido aberto para possíveis trabalhos conjuntos no futuro. 

Fotos: Luis Nakajo (analista de Comunicação)
Fixo Oi (51) 3284-3086 | Móvel Claro (51) 99977-4286 com WhatsApp | prt04.ascom@mpt.mp.br
www.facebook.com/mptnors | https://twitter.com/mpt_rs | www.instagram.com/mpt.rs

Tags: Novembro

Imprimir