Reunião entre MPT, MTE, Urest e Cerest avalia força-tarefa nos frigoríficos

O encontro buscou a construção de objetivos comuns voltados à proteção e à saúde dos trabalhadores

      A primeira reunião entre o Ministério Público do Trabalho (MPT), o Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), a Unidade Referencial em Saúde do Trabalhador (Urest), a Coordenação Estadual e representantes dos 12 Centros de Referência Regionais em Saúde do Trabalhador (Cerests) foi realizada nesta quinta-feira (9/4). O objetivo do encontro foi o de debater o aprofundamento dos relatórios e a sistematização de instrumentos nas ações da força-tarefa estadual que investiga o meio ambiente do trabalho nos frigoríficos. 

Reunião aconteceu no auditório do Sindicato dos Metalúrgicos (Sindimetal) de Canoas e Nova Santa Rita
Reunião aconteceu no auditório do Sindicato dos Metalúrgicos (Sindimetal) de Canoas e Nova Santa Rita

     Para o coordenador estadual do Projeto de Adequação das Condições de Trabalho nos Frigoríficos, procurador do Trabalho Ricardo Garcia, o encontro foi muito produtivo. "Estamos avançando para um padrão estadual de relacionamento institucional entre o Ministério Público do Trabalho, o Ministério do Trabalho e Emprego e os Cerests", ressalta.

     Segundo a coordenadora do Cerest Regional Vale do Sinos, Marta Boeck, o encontro trouxe discussões muito mais abrangentes do que sobre os relatórios da força-tarefa dos frigoríficos, já que ampliou-se para discussões de outras categorias. "Foi uma honra muito grande o MPT ter escolhido Canoas para sediar o primeiro encontro. Essa experiência da força-tarefa com o MPT nos trouxe uma articulação, com outros órgãos de importância muito grande, para a saúde do trabalhador", comenta Marta.

      O procurador-chefe adjunto do MPT-RS, Rogério Uzun Fleischmann, diz que a atividade foi essencial: "Antes, a atuação do Ministério Público do Trabalho se resumia à punição, que não resultava em nada. Atualmente, estamos em uma nova etapa, atuando na prevenção e em um setor inteiro da economia".

Novo encontro ocorrerá em novembro
Novo encontro ocorrerá em novembro

      O evento foi resultado da força-tarefa realizada pelo MPT e pelo MTE, desde a janeirode 2014, em parceria com os Cerests, para investigar o meio ambiente do trabalho nos frigoríficos. Até agora, a força-tarefa efetuou 11 operações. Todas tiveram interdições, e sete resultaram em paralisação das atividades das plantas. Novo encontro já está marcado para 11 de novembro de 2015, em Santa Maria.

Leia mais

03/04/2015 - MPT, MTE e Cerest avaliarão força-tarefa nos frigoríficos para aperfeiçoar atuação

Texto: Franciele Costa (estagiária de Comunicação), com informações do site da Prefeitura de Canoas
Fotos: Secretaria de Comunicação de Canoas
Supervisão: Flávio Wornicov Portela (reg. prof. MTE/RS 6132)
Fixo Oi (51) 3284-3066 | Móvel Claro com WhatsApp (51) 9977-4286 
prt4.ascom@mpt.mp.br | www.facebook.com/MPTnoRS | https://twitter.com/mpt_rs

Tags: Abril

Imprimir