Procurador reúne-se com representantes de suinícolas do Estado
Encontro ocorreu no auditório da sede Ramiro do MPT e teve participação de parceiros da força-tarefa estadual dos frigoríficos
O procurador do Trabalho Ricardo Garcia se reuniu, nessa quinta-feira (25/2), com cerca de 70 representantes de suinícolas do Rio Grande do Sul no auditório do Ministério Público do Trabalho (MPT) em Porto Alegre. O setor passa por inspeções da força-tarefa estadual - coordenada pelo MPT - que investiga o meio ambiente do trabalho em frigoríficos gaúchos desde janeiro de 2014.
Na ocasião, o advogado do Sindicato das Indústrias de Produtos Suínos do Estado do Rio Grande do Sul (SIPS), Alceu Dipp Murat, apresentou as principais ações e propostas que estão sendo desenvolvidas pela categoria para melhor se adequar às normas de medicina e segurança de trabalho. Entre os projetos, estão a criação de grupos de trabalho para tratar de assuntos relacionados à ergonomia e à criação de manual de segurança próprio e exclusivo para frigoríficos. Murat também destacou a importância do diálogo entre empresas e integrantes da força-tarefa.
O procurador ressaltou a necessidade de mudar a cultura da administração, em que “saúde e segurança façam parte do projeto, do processo e da expansão da empresa”. Garcia também destacou a importância de um Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional (PCMSO) e de um Programa de Prevenção de Riscos Ambientais (PPRA) realistas e elaborados com a participação ativa da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA). Para ele, a reunião significou mais um passo no sentido de consolidar o diálogo entre o setor e a força-tarefa. "É apenas a primeira reunião, e a gente espera que esse diálogo se aprofunde e capilarize para os procuradores do Trabalho em cada localidade, e que as empresas elaborem propostas concretas, com prazos determinados, para que as correções efetivamente possam avançar", afirmou.
Também participaram da reunião integrantes da força-tarefa e representantes da Federação dos Trabalhadores nas Indústrias da Alimentação do Rio Grande do Sul (FTIA/RS), Confederação Nacional dos Trabalhadores nas Indústrias de Alimentação e Afins para a região Sul (CNTA-Sul), Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Estado do Rio Grande do Sul (CREA-RS), Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest) e Fundação Jorge Duprat Figueiredo de Segurança e Medicina do Trabalho (Fundacentro). Entre as empresas presentes, estavam a Cooperativa Santa Clara, o Frigorífico Santo André, a Alibem, a Adelle, a BRF, a Languiru e a Cosuel.
Texto e fotos: Manoella van Meegen (estagiária de Jornalismo)
Supervisão: Flávio Wornicov Portela (reg. prof. MTPS/RS 6132)
Fixo Oi (51) 3220-8327 | Móvel Claro (51) 9977-4286 com WhatsApp
prt4.ascom@mpt.mp.br | facebook.com/MPTnoRS | twitter.com/mpt_rs