Porto Alegre sediará audiência pública sobre os agrotóxicos e a (in)segurança alimentar

Encontro objetiva informar, coletar informações, debater e propor encaminhamentos sobre impacto dos agrotóxicos na segurança alimentar na região Metropolitana

     O Fórum Gaúcho de Combate aos Impactos dos Agrotóxicos (FGCIA) publicou edital convidando para audiência pública a realizar-se no dia 8 de junho de 2016, a partir das 13 horas, no Auditório Dante Barone da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul, situado na praça Marechal Deodoro, 101, Centro Histórico, em Porto Alegre. O objetivo é o de informar, coletar informações, debater e propor encaminhamentos sobre o impacto dos agrotóxicos na segurança alimentar na região Metropolitana. O encontro será aberto ao público e independe de prévia inscrição. A programação prevê palestra da biomédica, mestre e doutora em Ciências com ênfase em Toxicologia, Karen Friedrich, servidora e docente do Programa de Pós-Graduação do Instituto Nacional de Controle de Qualidade em Saúde (INCQS) da Fiocruz e professora-adjunta da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

     Também será relatada a atuação do FGCIA. Será dada a palavra a representantes de órgãos públicos, associações civis, estabelecimentos de saúde, Conselhos, Universidades e movimentos sociais organizados inscritos até 6 de junho pelo e-mail romuloalegretti@mpf.mp.br, observado o limite de doze inscrições e cinco minutos para cada intervenção. Será assegurada a palavra aos presentes à audiência que se inscreverem no decorrer do evento, observado o limite de dez inscrições e três minutos por intervenção. Haverá o relançamento da Campanha Permanente contra os Agrotóxicos e pela Vida, mais o lançamento da "Consulta Pública sobre Agrotóxicos" do Município de Porto Alegre.

     Foram convidados representantes de 63 municípios: Alvorada, Arambaré, Araricá, Arroio dos Ratos, Barão do Triunfo, Barra do Ribeiro, Brochier do Maratá, Butiá, Cachoeirinha, Camaquã, Campo Bom, Canoas, Capela de Santana, Capivari do Sul, Cerro Grande do Sul, Charqueadas, Chuvisca, Dois Irmãos, Dom Feliciano, Eldorado do Sul, Estância Velha, Esteio, Fazenda Vila Nova, General Câmara, Glorinha, Gravataí, Guaíba, Harmonia, Igrejinha, Ivoti, Maratá, Mariana Pimentel, Minas do Leão, Montenegro, Mostardas, Nova Hartz, Nova Santa Rita, Novo Hamburgo, Palmares do Sul, Pareci Novo, Parobé, Paverama, Portão, Porto Alegre, Rolante, Salvador do Sul, Santo Antonio da Patrulha, São Jerônimo, São José do Sul, São Leopoldo, São Pedro da Serra, São Sebastião do Caí, Sapiranga, Sapucaia do Sul, Sentinela do Sul, Sertão Santana, Tabaí, Tapes, Taquari, Tavares, Triunfo, Tupandi, Viamão.

     Esta será a quarta audiência pública do FGCIA. A primeira foi realizada, em 9 de abril, em Ijuí, na região Noroeste do Rio Grande do Sul, onde o problema é mais grave. A segunda aconteceu em 16 de setembro, em Pelotas, na região Sul do Estado. E a terceira foi em 4 de novembro, em Caxias do Sul, na Serra. O Fórum é coordenado pela procuradora da República Ana Paula Carvalho de Medeiros e tem, como coordenadores adjuntos, o procurador do Trabalho Noedi Rodrrigues da Silva o promotor de Justiça Daniel Martini.

Programação

13h Registro de presença e identificação.
13h30min Abertura do evento.
14h45min Palestra da Dra. Karen Friedrich, biomédica, mestre e doutora em Ciências com ênfase em Toxicologia, servidora e docente do Programa de Pós-Graduação do Instituto Nacional de Controle de Qualidade em Saúde (INCQS/Fiocruz) e professora adjunta da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.
15h15min Atuação do Fórum Gaúcho de Combate aos Impactos dos Agrotóxicos.
15h45min Será dada a palavra a representantes de órgãos públicos, associações civis, estabelecimentos de saúde, Conselhos, Universidades e movimentos sociais organizados inscritos até o dia 6 de junho de 2016 pelo e-mail romuloalegretti@mpf.mp.br, observado o limite de doze inscrições e cinco minutos para cada intervenção.
16h45min Será assegurada a palavra aos presentes à audiência que se inscreverem no decorrer do evento, observado o limite de dez inscrições e três minutos por intervenção.
17h15min Relançamento da Campanha Permanente contra os Agrotóxicos e pela Vida.
17h25min Lançamento da "Consulta Pública sobre Agrotóxicos" do Município de Porto Alegre.
17h35min Avaliação geral do evento, com informes acerca dos encaminhamentos, e encerramento.

Leia mais

30/11/105 - Fórum Gaúcho de Combate aos Impactos dos Agrotóxicos redige nota de apoio ao Pronara

Texto: Flávio Wornicov Portela (reg. prof. MTPS/RS 6132)
Fixo Oi (51) 3220-8328 | Móvel Claro com WhatsApp (51) 9977-4286 
prt4.ascom@mpt.mp.br | facebook.com/MPTnoRS | twitter.com/mpt_rs

Tags: Maio

Imprimir