Procurador palestra na Itália sobre ergonomia como ferramenta de humanização do trabalho

Ricardo Garcia divulgou experiência da força-tarefa dos frigoríficos em seminário internacional com 300 participantes

      O Ministério Público do Trabalho (MPT) participou, nesta sexta-feira do IX Seminário Internacional de Ergonomia, realizado, ontem e hoje (9 e 10/6), em Rimini, na Itália. O evento foi promovido pela Unidade de Pesquisa de Ergonomia da Postura e Movimento (EPM), ligada ao Instituto Del Lavoro, da Universidade de Milão. Nesta edição, o tema foi “Prevenção e tratamento de sobrecarga de risco biomecânico: novas técnicas de estudo, postura, novos bancos de dados e tecnologias”. O coordenador estadual do Projeto do MPT de Adequação das Condições de Trabalho nos Frigoríficos, procurador do Trabalho Ricardo Garcia (lotado em Caxias do Sul), palestrou hoje, das 11h15min às 11h40min (horário italiano), sobre legislação, risco e prevenção brasileiras de sobrecargas biomecânicas. O público, de aproximadamente 300 pessoas, era formado por ergonomistas, médicos e inspetores do trabalho de vários países da Europa. O Seminário contou com mais de 30 palestras, visando a otimização das condições de trabalho.

Daniela Colombini e Ricardo Garcia
Daniela Colombini e Ricardo Garcia

     O procurador foi um dos dois representantes do Brasil e o único do setor público. "Depois da palestra, fui convidado oficialmente, por Daniela Colombini (uma das criadoras do Método OCRA), para reproduzir as informações no Congresso Mundial de Ergonomia, em agosto de 2018. O que emocionou o pessoal foi a exposição da ergonomia como ferramenta de humanização do trabalho", informou Ricardo. Durante dua palestra, disse ao público que "o programa de frigoríficos do MPT no Brasil iniciou-se, de fato, há 10 anos, limitados a umas poucas plantas numa região do extremo Sul do País, e atualmente tem envergadura nacional, com destaque para a região de origem, considerada paradigma. Ele começou antes mesmo de haver norma própria de saúde e segurança em frigoríficos e ganhou grande impulso a partir de 2013/2014, quando essa norma foi publicada. O Método Ocra passou a integrar o projeto a partir de 2009 e 2010 e proporcionou salto de qualidade no processo de humanização do trabalho nesse setor econômico".

     O procurador abordou, ainda, as Normas Regulamentadoras (NRs) e Ergonomia, além das primeiras experiências na Serra gaúcha. "A indústria emprega, no Brasil, cerca de 750 mil trabalhadores. Comparado aos demais segmentos econômicos, os frigoríficos causam 596% mais acidentes com queimaduras, segundo estatísticas do Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS), órgão estatal brasileiro de seguro social. Duas vezes mais traumatismos de cabeça, três vezes traumatismos de abdomen, três vezes mais traumatismos de ombro e braços. Nos casos de doenças crônicas, os frigoríficos causam doenças osteomusculares na proporção de 8 adoecimentos para cada um dos demais setores, excesso de risco de 743%. Também falou sobre estranhamento, resistência e vulnerabilidades. Concluiu que tanto o OCRA quanto o Niosh by Ocra são as melhores ferramentas para estudo e reprojetação dos postos de trabalho para eliminar a sobrecarga biomecânica.

Clique aqui para acessar em PDF a íntegra do texto da palestra.


Leia mais

7/4/2016 - MPT participará do Seminário Internacional de Ergonomia na Itália

Fotos: Marlene Rosa
Texto: Flávio Wornicov Portela (reg. prof. MT/RS 6132)
Fixo Oi (51) 3220-8328 | Móvel Claro com WhatsApp (51) 9977-4286
prt4.ascom@mpt.mp.br | www.facebook.com/MPTnoRS | www.twitter.com/mpt_rs

Tags: Julho

Imprimir