Interditadas atividades e máquinas no frigorífico Alibem, de Santa Rosa

Fiscalização do MTE teve apoio do MPT e do movimento sindical

     Atividades e máquinas do frigorífico Alibem Alimentos S. A., no Município de Santa Rosa, foram interditadas, nesta sexta-feira (14/8), pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), por caracterização do risco grave e iminente à integridade dos trabalhadores. A decisão é resultado da fiscalização de grupo de auditores-fiscais do Trabalho, realizada de terça a sexta-feira. A ação fiscal teve apoio do Ministério Público do Trabalho (MPT) e do movimento sindical. Para a retomada das atividades e sustação das interdições, a empresa deve proceder a correção das situações apontadas pela fiscalização do trabalho. A empresa conta com 1.639 empregados diretos.

     Na operação, foi procedida a interdição: a) atividades realizadas no posto de trabalho elevado, operação de insensibilização/choque elétrico (atordoamento) de suínos; b) atividades realizadas em plataforma metálica elevada, início do processo de evisceração; c) máquinas lavadoras/centrífugas rotativas nº 01, 02, 03, 04 e 05, sem identificação do fabricante; d) máquinas descoureadeiras Maja nº 1, 2, 3 e 4, sem identificação do fabricante; e) discos de corte e mesas rolantes nº 01, 02, 03, sem identificação do fabricante, setor de desossa; f) 02 (duas) serras-fita, setor de desossa; g) máquina de retirar mucosas, setor de triparia; h) máquina de abertura de toras (lascador de lenha), por cilindro hidráulica, fabricante MJB, área de caldeira; i) 02 (duas) prensas nº 1 e 2, hidráulicas de extração, setor de graxaria; j) máquina Cutter K-504, setor de salchicharia; k) 03 (três) lavadoras de roupa, setor de lavanderia; l) 02 (duas) centrífugas, sem identificação do fabricante, do mesmo setor; m) atividades da linha de desossa da paleta, do pernil e da mesa do filezinho do setor de desossa; n) atividades de movimentação manual de cargas do setor de congelamento, estocagem e carregamento, do setor de embalagem secundária, do setor da banha, da bancada da ponta de costela e osso (interfolhados) e do setor da caldeira.

     Participaram da operação os auditores-fiscais do Trabalho Fabiano Rizzo Carvalho, Mauro Muller, Ricardo Luís Brand, Luiz Alfredo Scienza, Humberto Marsiglia e Hermindo Brum Neto. Pelo MPT, estava a procuradora do Trabalho Fernanda Alitta Moreira da Costa. O movimento sindical doi representado pelo dirigente da Confederação Nacional dos Trabalhadores na Alimentação (CNTA), Marcos Antonio Rosse, e pelo presidente do Sindicato dos Trabalhadores nas Indútrias da Alimentação de Santa Rosa, ligado à Federação dos Trabalhadores nas Indústrias da Alimentação do Rio Grande do Sul (FTIA/RS), Rafael de Oliveira.

Clique aqui para acessar o termo de interdição.

Clique aqui para acessar o anexo.

Fotos: Mauro Marques Müller / MTE
Texto: Flávio Wornicov Portela (reg. prof. MTE/RS 6132)
Fixo Oi (51) 3284-3066 | Móvel Claro com WhatsApp (51) 9977-4286 
prt4.ascom@mpt.mp.br | facebook.com/MPTnoRS | twitter.com/mpt_rs

Tags: Agosto

Imprimir