Atenção: devido ao estado de calamidade pública, o atendimento presencial e os prazos nos procedimentos do MPT-RS estão suspensos por 30 dias, prorrogáveis por mais 30, a partir de 7/5.
O atendimento ao público segue pelos canais online.

Recomendação nº 1/2024: emissão gratuita de atestados de exposição a enchentes
Recomendação nº 2/2024: adoção de medidas trabalhistas alternativas e diálogo social

Projeto Aprendizando Porto Alegre é reconhecido no Prêmio MPT de Diversidade

Iniciativa, parceria entre MPT, MP e OIT,  já impactou mais de mil crianças e adolescentes em situação vulnerável

Procuradora Ludmlia Brito Lopes, promotora Cirana Braga, do MPRS, Procuradora Patrícia Fleischmann, coordenadora regional da Cordinfância no RS, Maria Aparecida Gugel, vice-procuradora-geral do Trabalho, e procuradora Ana Maria Villa Real, coordenadora da Coordinfância nacional
Procuradora Ludmlia Brito Lopes, promotora Cirana Braga, do MPRS, Procuradora Patrícia Fleischmann, coordenadora regional da Cordinfância no RS, Maria Aparecida Gugel, vice-procuradora-geral do Trabalho, e procuradora Ana Maria Villa Real, coordenadora da Coordinfância nacional

    O projeto Aprendizando Porto Alegre, uma iniciativa conjunta do Ministério Público do Trabalho no Rio Grande do Sul (MPT-RS), do Ministério Público do Rio Grande do Sul (MP-RS) e da Organização Internacional do Trabalho (OIT), com a parceria da Superintendência Regional do Trabalho do Rio Grande do Sul (SRT-RS), recebeu destaque ao conquistar o segundo lugar no II Prêmio MPT de Diversidade. A cerimônia de premiação foi realizada na última quinta-feira (29/6), na Procuradoria-Geral do Trabalho, em Brasília.

     O prêmio foi recebido pela procuradora do MPT-RS Patrícia de Mello Sanfelici Fleischmann, coordenadora regional  da Coordinfância do MPT-RS, e pela promotora de Justiça da Infância e Juventude de Porto Alegre, Cinara Vianna Dutra Braga. O projeto Aprendizando Porto Alegre já impactou diretamente mais de mil crianças e adolescentes que estão em abrigos institucionais ou cumprindo medidas socioeducativas. O objetivo da ação é promover a inclusão de jovens em situação de vulnerabilidade social através da construção da autonomia e do desenvolvimento de habilidades profissionais que permitam sua inserção protegida no mundo do trabalho.

     O programa engloba uma variedade de atividades, como oficinas de música, escrita e poesia, cursos de capacitação profissional, programas de Educação para Jovens e Adultos (EJA) e atendimentos de saúde mental. Além disso, são oferecidas oficinas de formação complementar por escolas técnicas e entidades ligadas ao governo.

     Os recursos para o projeto são provenientes de destinações promovidas por diversos procuradores do MPT através de valores pagos por empresas, como multas por irregularidades. Para saber mais sobre o projeto, você pode ler aqui.

PRÊMIO

     O Prêmio MPT de Diversidade parte do Plano de Ação 2021/2023 da Comissão de Equidade de Gênero, Raça e Diversidade do MPT, busca identificar, premiar e disseminar iniciativas e projetos bem-sucedidos que ampliem o respeito aos direitos humanos, à igualdade de oportunidades e à eficiência institucional.

Com informações do MPRS.

Tags: Julho

Imprimir