Crianças e adolescentes discutem seus direitos em Porto Alegre

Caravana da Participação reuniu 50 jovens na tarde desta sexta-feira; pela manhã, o grupo realizou caminhada da Prefeitura à Praça da Matriz

Clique aqui para ouvir reportagem (4min37s) da Rádio Web Assembleia.

Clique aqui para acessar fotos no Flickr.

Estudantes do Pão dos Pobres, com idades variando de 6 a 11 anos
Estudantes do Pão dos Pobres, com idades variando de 6 a 11 anos

     Aproximadamente 50 crianças e adolescentes discutiram seus direitos, na tarde desta sexta-feira (20/7), em Porto Alegre (RS). O encontro aberto ao público foi realizado no teatro Dante Barone, da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul. Pela manhã, muitos desses jovens realizaram caminhada da Prefeitura Municipal à Praça da Matriz, no Centro Histórico da Capital gaúcha. O objetivo foi o de chamar atenção da população, principalmente para o combate ao trabalho infantil. As duas atividades integraram o primeiro de três dias de ações da última etapa da "Caravana da Participação pelos Direitos da Criança e do Adolescente", que percorreu os sete estados do Sul e do Sudeste brasileiros em defesa da infância. A iniciativa é do Comitê Nacional de Adolescentes e Jovens na Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil (Conapeti), com apoio do Ministério Público do Trabalho (MPT).

     Na atividade da tarde, iniciada às 14h45min, foi composta mesa com crianças e adolescentes representando diversas organizações: Aldeias Infantis, Turismo Ecológico da Rede Marista, coletivo Colaí Movimento de Cultura, Centro de Integração Empresa - Escola (CIEE) e a Fundação O Pão dos Pobres. Também estiveram na mesa três dos quatro integrantes do Conapeti, responsáveis pela mobilização: Érick da Silva Oliveira (Rio Grande do Sul), Felipe Caetano da Cunha (Ceará), ambos de 16 anos, e Lara Sardenberg, de 18 anos (Espírito Santo). A mesa foi coordenada pelo secretário executivo do Conapeti, procurador do MPT-CE Antonio de Oliveira Lima.

     Na sequência, o procurador propôs à platéia ser protagonista do encontro. Inicialmente, chamou as crianças ao palco, todas estudantes do Pão dos Pobres, com idades variando de 6 a 11 anos. Conversaram sobre direitos, casos de violação e responsabilidades da família, da sociedade e do Estado. Depois, foi a vez do procurador debater sobre aprendizagem com os adolescentes, todos do CIEE, com idades variando de 12 a 17 anos. Entre o público, estava o conselheiro tutelar Atila Ferrão Silveira, da Microrregião 1 (Ilhas, Humaitá e Navegantes) que explicou ao público seu trabalho.

Adolescentes do CIEE, com idades variando de 12 a 17 anos
Adolescentes do CIEE, com idades variando de 12 a 17 anos

Caravana

     O movimento, que teve início no Ceará, já percorreu o Nordeste do País e Belém (PA) em etapa anterior, realizada em janeiro. Foram promovidas conversas, debates, pesquisas e oficinas, com o envolvimento de mais de 2 mil crianças e adolescentes. Em julho, foram percorridos os estados de Espírito Santo (dias 3 e 4), Rio de Janeiro (5 a 7), Minas Gerais (9 e 10), São Paulo (11 a 14), Paraná (16) e Santa Catarina (17 a 19).

     Ainda em Porto Alegre, na próxima segunda-feira (23), das 9h às 11h, haverá encontro com jovens, na Fundação Fé e Alegria, na Vila Farrapos. Às 14h, outro encontro com jovens será realizado na Escola Almirante Barroso, no bairro Arquipélago, na ilha da Pintada. Na terça-feira (24), das 8h às 12h, estão marcados debates e palestras, na Câmara Municipal de São Leopoldo. O encerramento da Caravana será das 14h às 18h, na sede do CIEE-RS, no bairro Higienópolis, na Capital gaúcha.

Caminhada matinal parou na Esquina Democrática, Centro Histórico de Porto Alegre
Caminhada matinal parou na Esquina Democrática, Centro Histórico de Porto Alegre

Leia mais

18/7/2018 - Última etapa da Caravana da Participação acontece no RS de 20 a 24/7

Fotos da manhã (caminhada): Mariana Fraga (Aldeias Infantis)
Texto e fotos da tarde (teatro):
Flávio Wornicov Portela (reg. prof. MT/RS 6132)
Fixo Oi: (51) 3284-3097 | Móvel Claro (51) 99977-4286 com WhatsApp
prt04.ascom@mpt.mp.br | www.facebook.com/mptnors | https://twitter.com/mpt_rs



Imprimir