Webinar discute corrupção nas relações de trabalho

Atividade da ESMPU tem a participação do vice-procurador-chefe do MPT-RS Rafael Foresti Pego

    

Encontro virtual discute efeitos da corrupção nas relações laborais
Encontro virtual discute efeitos da corrupção nas relações laborais

     Será realizado nesta sexta-feira, dia 05/03, às 10h da manhã, o webinar “Corrupção e Direito do Trabalho”, promovido pela Escola Superior do Ministério Público da União (ESMPU). A orientação pedagógica é do subprocurador-geral do Trabalho e diretor-geral adjunto da ESMPU, Manoel Jorge e Silva Neto e do vice-procurador-chefe do Ministério Públlico do Trabalho (MPT-RS) Rafael Foresti Pego. O encontro terá como participantes a juíza do Trabalho Luciane Cardoso Barzotto e a procuradora da Fazenda Nacional Regina Tamami Hirose.

     Os debates buscarão examinar o fenômeno da corrupção sob o prisma criminal, bem como da improbidade administrativa com o enfoque da Lei Anticorrupção, e apresentar comparações relacionadas à temática do ponto de vista do Direito internacional. Serão discutidas também as maneiras de combater a corrupção no ambiente de trabalho nos setores público e privado e debater mecanismos de controle e seus aperfeiçoamentos, inclusive no âmbito trabalhista. O webinar será transmitido no canal da ESMPU no Youtube (clique aqui)

LIVRO

     No evento, será feito o lançamento oficial do e-book Corrupção laboral: o fenômeno corruptivo nas relações de trabalho, de autoria do procurador do MPT-RS Rafael Foresti Pego (Editora da ESMPU, 2020). Abordando um tema pouco explorado em obras contemporâneas, o livro se dedica a fazer uma análise abrangente do fenômeno da corrupção nas relações trabalhistas, com exame sob a ótica do direito internacional, europeu, espanhol e brasileiro. A linha condutora do livro é discutir a presença estrutural e generalizada da corrupção na sociedade e como ela corrói a própria estrutura de proteção das relações laborais.


     “A corrupção é identificada por meio de comportamentos que buscam a obtenção de vantagens indevidas, com o prejuízo de segmentos da sociedade, em razão da degradação e deterioração que ela provoca. Pode ser tratada no âmbito do Direito Penal, da Economia e da Ciência Política, entre outras áreas. Em cada uma delas, adquire características próprias, porém sem perder o seu sentido geral de deteriorar, degradar e desvirtuar padrões alcançados para a vida em sociedade.”, escreve o procurador na obra.
O livro pode ser baixado neste endereço.

Tags: Março

Imprimir