MPT divulga nota de pesar pela professora e pesquisadora Maria Muccillo

Pedagoga e diretora do Centro Estadual (CERS) da Fundacentro no Estado faleceu nesta quarta-feira

Maria Muccillo no campus Porto Alegre do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do RS. Foto: IFRS
Maria Muccillo no campus Porto Alegre do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do RS. Foto: IFRS

     O Projeto Nacional de Frigoríficos do Ministério Público do Trabalho divulgou nesta quarta-feira (24/03) uma nota de pesar lamentando o falecimento da professora e pesquisadora Maria Muccillo. Pedagoga por formação e técnica em segurança do trabalho, ela era a diretora do Centro Estadual (CERS) da Fundação Jorge Duprat Figueiredo de Segurança e Medicina do Trabalho (Fundacentro), ligada ao Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), e teve papel fundamental em várias forças-tarefas multidisciplinares realizadas para para adequar condições de trabalho em diversos campos. Ela teve trabalhos sobre segurança do trabalho publicados em diversos países e também foi professora em cursos de formação e aperfeiçoamento promovidos por ministérios do trabalho dos Países do Mercosul, América Central e México.

     A nota ressalta que Maria Muccillo dedicou-se a "promover e fomentar a formação continuada dos profissionais de Saúde e Segurança do Trabalho e a defender a atuação autônoma e livre de pressões dos profissionais na área". Assinam o documento os Procuradores do Trabalho Sandro Eduardo Sardá, Lincoln Roberto Nobrega Cordeiro e Priscila Dibi Schvarcz, coordenadores do Projeto Nacional de Frigoríficos do MPT

     LEIA A NOTA NA ÍNTEGRA (ou clique aqui para o PDF do documento):

     O Projeto Nacional de Frigoríficos do Ministério Público do Trabalho, lamenta profundamente o falecimento de Maria Muccillo, Diretora do Centro Estadual da Fundacentro no Rio Grande do Sul, que atuou como colaboradora do Comitê Permanente Regional do Rio Grande do Sul de Saúde e Segurança do Trabalho na Indústria da Construção Civil, Coordenadora pedagógica e docente do Projeto Nacional de Proteção Coletiva de Máquinas e Equipamentos, integrante da Comissão Permanente Nacional do Trabalho Portuário e integrante do Projeto de Adequação das Condições de Trabalho em Frigoríficos no Rio Grande do Sul coordenado pelo MPT no Estado.

     Maria Muccillo adentrou ao mundo da Saúde e Segurança do Trabalho por convicção, tendo se dedicado a promover e fomentar a formação continuada dos profissionais de Saúde e Segurança do Trabalho e a defender a atuação autônoma e livre de pressões dos profissionais na área.

     Deixará saudades e fará muita falta na luta pela saúde e segurança dos trabalhadores brasileiros e sempre será lembrada pela sua sincera e profunda preocupação com a saúde das trabalhadoras e trabalhadores em frigoríficos.

     Nossos sentimentos aos familiares e amigos.

     SANDRO EDUARDO SARDÁ
     Procurador do Trabalho
     Coordenador de Projeto

     LINCOLN ROBERTO NOBREGA CORDEIRO
     Procurador do Trabalho
     Coordenador de Projeto

     PRISCILA DIBI SCHVARCZ
     Procuradora do Trabalho
     Coordenadora de Projeto

 

Tags: Março

Imprimir