MPT divulga nota de pesar pela professora e pesquisadora Maria Muccillo
Pedagoga e diretora do Centro Estadual (CERS) da Fundacentro no Estado faleceu nesta quarta-feira
O Projeto Nacional de Frigoríficos do Ministério Público do Trabalho divulgou nesta quarta-feira (24/03) uma nota de pesar lamentando o falecimento da professora e pesquisadora Maria Muccillo. Pedagoga por formação e técnica em segurança do trabalho, ela era a diretora do Centro Estadual (CERS) da Fundação Jorge Duprat Figueiredo de Segurança e Medicina do Trabalho (Fundacentro), ligada ao Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), e teve papel fundamental em várias forças-tarefas multidisciplinares realizadas para para adequar condições de trabalho em diversos campos. Ela teve trabalhos sobre segurança do trabalho publicados em diversos países e também foi professora em cursos de formação e aperfeiçoamento promovidos por ministérios do trabalho dos Países do Mercosul, América Central e México.
A nota ressalta que Maria Muccillo dedicou-se a "promover e fomentar a formação continuada dos profissionais de Saúde e Segurança do Trabalho e a defender a atuação autônoma e livre de pressões dos profissionais na área". Assinam o documento os Procuradores do Trabalho Sandro Eduardo Sardá, Lincoln Roberto Nobrega Cordeiro e Priscila Dibi Schvarcz, coordenadores do Projeto Nacional de Frigoríficos do MPT
LEIA A NOTA NA ÍNTEGRA (ou clique aqui para o PDF do documento):
O Projeto Nacional de Frigoríficos do Ministério Público do Trabalho, lamenta profundamente o falecimento de Maria Muccillo, Diretora do Centro Estadual da Fundacentro no Rio Grande do Sul, que atuou como colaboradora do Comitê Permanente Regional do Rio Grande do Sul de Saúde e Segurança do Trabalho na Indústria da Construção Civil, Coordenadora pedagógica e docente do Projeto Nacional de Proteção Coletiva de Máquinas e Equipamentos, integrante da Comissão Permanente Nacional do Trabalho Portuário e integrante do Projeto de Adequação das Condições de Trabalho em Frigoríficos no Rio Grande do Sul coordenado pelo MPT no Estado.
Maria Muccillo adentrou ao mundo da Saúde e Segurança do Trabalho por convicção, tendo se dedicado a promover e fomentar a formação continuada dos profissionais de Saúde e Segurança do Trabalho e a defender a atuação autônoma e livre de pressões dos profissionais na área.
Deixará saudades e fará muita falta na luta pela saúde e segurança dos trabalhadores brasileiros e sempre será lembrada pela sua sincera e profunda preocupação com a saúde das trabalhadoras e trabalhadores em frigoríficos.
Nossos sentimentos aos familiares e amigos.
SANDRO EDUARDO SARDÁ
Procurador do Trabalho
Coordenador de Projeto
LINCOLN ROBERTO NOBREGA CORDEIRO
Procurador do Trabalho
Coordenador de Projeto
PRISCILA DIBI SCHVARCZ
Procuradora do Trabalho
Coordenadora de Projeto
Tags: Março