Procuradora do MPT-RS recebe Medalha Tiradentes da Polícia Civil

Sheila Ferreira Delpino recebeu a homenagem, entregue a pessoas ou entidades que prestaram relevantes serviços à causa da segurança pública

     A procuradora do Ministério Público do Trabalho (MPT-RS) Sheila Ferreira Delpino recebeu oficialmente, em solenidade virtual realizada na manhã desta quinta-feira (03/12), a Medalha Tiradentes, a maior honraria concedida pela Polícia Civil do Estado. Normalmente realizada no Palácio da Polícia, a solenidade este ano foi celebrada de modo virtual, pela plataforma CiscoWebex e transmitida online por meio do canal oficial da Polícia Civil no YouTube, devido aos protocolos de segurança no combate à disseminação da Covid-19. 

     A medalha foi entregue a 12 agraciados neste ano e a outras quatro personalidades contempladas no ano passado mas que não puderam estar presentes na cerimônia na época. Os contemplados já haviam recebido a medalha propriamente dita no dia anterior, e o termo de entrega foi assinado na manhã desta quinta-feira, data de aniversário de 179 anos da Polícia Civil, em ato com a presença apenas do governador Eduardo Leite, do vice-governador Ranolfo Vieira Júnior, da Chefe de Polícia, delegada Nadine Anflor, e do subchefe da mesma instituição, delegado Fábio Motta Lopes. A mesma solenidade marcou também a entrega de portarias de louvor aos agentes atuaram no resgate da médica Tamires Regina Gemelli da Silva Mignoni, sequestrada em outubro desse ano, em Erechim. A solenidade pode ser assistida no canal oficial da Polícia Civil no YouTube

Clique aqui para assistir à cerimônia

     Egressa da PUC/RS, Sheila Ferreira Delpino atua no MPT desde 2003, e iniciou sua carreira na instituição em Belém (PA). Transferiu-se para o MPT-RS em 2005, e atua deste então como procuradora na Capital. Participou da Coordenadoria Nacional de Erradicação do Trabalho Escravo – CONAETE e da Coordenadoria Nacional de Combate à Exploração do Trabalho da Criança e do Adolescente (Coordinfância).Sua principal coordenadoria de atuação, contudo, é a Coordenadoria Nacional de Defesa do Meio Ambiente do Trabalho (CODEMAT).

Parceria

     “Essa homenagem representa um reconhecimento de uma parceria antiga que nós temos, a Polícia Civil e o Ministério Público do Trabalho. É um reconhecimento de nossa preocupação com as condições com que a Polícia Civil pode exercer seu trabalho com segurança e dignidade.”, diz a procuradora.

     “A dra. Sheila é uma pessoa pela qual temos o maior respeito e o maior carinho. Ela é uma parceira muito frequente e tem sido sensível a problemas de recursos que temos em nossos departamentos, destinando recursos para a compra de equipamentos e reformas estruturais nos nossos prédios. Ela tem o reconhecimento não só dos departamentos, mas da chefia. Não apenas ela, mas o MPT-RS tem sido muito sensível nesse tópico, nos ajudando numa das nossas metas de gestão, que é a valorização do servidor, o que passa por ter condições de trabalho adequadas. Os valores que o MPT-RS passa para a instituição são fundamentais. Eu ouso dizer que o MPT talvez venha sendo nosso maior parceiro nos últimos anos” – comenta a delegada Nadine Anflor, chefe da Polícia Civil.

     A Medalha Tiradentes é a maior honraria concedida pela Polícia Civil gaúcha, entregue a pessoas ou entidades que prestaram, na medida de suas possibilidades e atribuições, relevantes serviços à causa da corporação. O nome da medalha rememora Joaquim José da Silva Xavier, o Tiradentes, patrono das Polícias Civis e Militares do Brasil.

     Outros membros do MPT-RS já foram agraciados com a honraria ao longo da última década. No ano passado, a medalha foi entregue à procuradora Patrícia de Mello Sanfelici. Em 2017, os contemplados foram o então procurador-chefe, Victor Hugo Laitano, e o então procurador-chefe substituto, Roger Ballejo Villarinho, atualmente desembargador federal do Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região (TRT-RS). Em 2016, a medalha foi concedida ao então procurador-chefe Rogério Uzun Fleischmann.

     Os nomes dos agraciados foram aprovados pelo Conselho de Administração Superior da Polícia Civil. Também foram homenageados durante a solenidade:

– Presidente da Assembleia Legislativa do Estado, deputado Ernani Polo

– Presidente do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul, desembargador Voltaire de Lima Moraes

– Comandante Militar do Sul, general de exército Valerio Stumpf Trindade

– Comandante da Ala 3 da Força Aérea Brasileira (FAB), brigadeiro do ar Mauro Belintani

– Presidente do Tribunal de Contas do Estado do Rio Grande do Sul, conselheiro Estilac Xavier

– Procurador-geral do Estado, Eduardo Cunha da Costa

– Ex-presidente da Assembleia Legislativa do Estado, deputada Silvana Covatti

– Comandante-geral da Brigada Militar, coronel Rodrigo Mohr Picon

– Diretora-geral do Instituto-Geral de Perícias, perita criminal Heloísa Helena Kuser

– Comandante-Geral do Corpo de Bombeiros Militar do Rio Grande do Sul, Coronel César Eduardo Bonfanti

– Presidente da Federação Gaúcha de Futebol, Luciano Dahmer Hocsman

– Delegado de Polícia aposentado Wilson Müller Rodrigues

– Ex-superintendente da Receita Federal Luis Fernando Lorenzi

– Ex-superintendente da Receita Federal Paulo Renato Silva da Paz

– Ex-chefe de Polícia, delegado Alaor de Almeida

– Ex-Chefe de Polícia, delegado José Raldi Sobrinho

– Ex-Chefe de polícia delegado Walter José Maitelli

Texto: Carlos André Moreira (reg. prof. MT/RS 8553)
Móvel Claro (51) 99977-4286 com WhatsApp | prt04.ascom@mpt.mp.br
www.facebook.com/mptnors | https://twitter.com/mpt_rs | www.instagram.com/mpt.rs

Tags: Dezembro

Imprimir