• Procuradorias
  • PRT Porto Alegre
  • Procuradora do MPT participa de evento sobre assédio moral e sexual no trabalho, voltado a servidores de Porto Alegre

Procuradora do MPT participa de evento sobre assédio moral e sexual no trabalho, voltado a servidores de Porto Alegre

Objetivo do evento foi de prevenir assédio no ambiente de trabalho

     A procuradora do MPT Ana Lúcia Stumpf González, participou, nesta quarta-feira (4/11), do evento “Assédio Moral e Sexual: Conversas que Precisamos Ter”, promovido pela Secretaria Municipal de Transparência e Controladoria da Prefeitura Municipal de Porto Alegre. O evento foi direcionado a servidoras e servidores municipais e sediado pela Câmara Municipal de Porto Alegre.

     A procuradora falou no painel sobre assédio sexual, abordando conceitos, normativas, estratégias de prevenção e enfrentamento, destacando a importância dos treinamentos e da observância das diretrizes da Convenção nº 190 da Organização Internacional do Trabalho (OIT).

     Também participaram como palestrantes a professora da UFRGS Carolina Brito, o desembargador do Trabalho Gilberto Souza Dos Santos, a promotora de Justiça Priscila Pereira e os professores Leonardo Pires Ohlweiler e Luciane Pereira da Silva, que representaram o Sindicato dos Municipários de Porto Alegre (SIMPA).

     Na ocasião, a Escola Municipal de Ensino Fundamental Sant Hilaire apresentou o projeto Chama Violeta, que estimula o diálogo e a leitura para a prevenção do abuso sexual infantil. O projeto foi criado pelas próprias alunas, com apoio da Professora Maria Gabriela, e envolve contação de histórias e leituras na biblioteca da escola, atividades abertas à comunidade.

     O evento contou, ainda, com a divulgação do material audiovisual produzido pelo MPT em parceria com a OIT, uma série de animações que tratam da temática do assédio sexual, e que podem ser visualizadas no canal do MPT no Youtube: https://www.youtube.com/watch?v=M_nGxBoVEeY&list=PLR-857Pk-DoG-NHUC5664L7RDXlD6UHw2&index=2

      Na intranet do MPT, estão disponíveis as cartilhas Assédio Sexual: perguntas e respostas e Assédio Moral no Trabalho: https://mpt.mp.br/pgt/publicacoes/?atuacao=coordigualdade&td=notas_tecnicas

Tags: Novembro

Imprimir