☎️  Ligue para as unidades do MPT-RS nos números abaixo em horário de expediente. A instituição também atende por canais online.

PRT Porto Alegre (51) 3252-1500
PTM Caxias do Sul (54) 3201-6000
PTM Novo Hamburgo (51) 3553-7250
PTM Passo Fundo (54) 3316-4300
PTM Pelotas (53) 3310-7700
PTM Santa Cruz do Sul (51) 3740-2550
PTM Santa Maria (55) 3174-1200
PTM Santo Ângelo (55) 3931-3300
PTM Uruguaiana (55) 3414-4800

MPT-RS participa de reunião de planejamento do Projeto Pescar 2025

Encontro foi realizado na sede do Tribunal Regional do Trabalho da 4º Região (TRT-RS)

Representantes das instituições que formam a Comunidade Jurídico-Trabalhista do Projeto Pescar se reuniram na segunda-feira (10/2), na sede do Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região (TRT-4), para planejar a continuidade da parceria com o Projeto Pescar. Pelo MPT-RS, compareceu a procuradora do Trabalho Thais Fidelis Alves Bruch, coordenadora em exercício da Coordenadoria Nacional de Combate ao Trabalho Infantil e de Promoção e Defesa dos Direitos de Crianças e Adolescentes (Coordinfância).

O Projeto Pescar da Comunidade Jurídico-Trabalhista é uma parceria da Fundação Projeto Pescar com várias instituições, entre elas o Ministério Público do Trabalho (MPT-RS), para oferecer formação socioprofissional gratuita a jovens entre 16 e 19 anos. O objetivo é garantir, assim, o ingresso desses jovens no mercado de trabalho de forma segura e apropriada, com a ampliação de oportunidades e a superação de situações de vulnerabilidade social.

Atualmente, duas turmas estão em andamento na Comunidade: uma no TRT-RS e outra na Escola Superior de Advocacia (ESA), com formaturas previstas para março deste ano. Há previsão de abertura de novas turmas em 2025.

O curso Iniciação em Serviços Administrativos já beneficiou 175 jovens desde 2017, com uma carga horária superior a 800 horas/aula. Os estudantes aprendem sobre autoconhecimento, relacionamento interpessoal, postura ética, cidadania, contratos e a Lei de Aprendizagem. O currículo também inclui introdução à Administração, Informática, Direito e habilidades de comunicação escrita, oral, linguagem corporal e desinibição. As vagas são oferecidas a jovens com renda familiar de até meio salário-mínimo por pessoa.

A unidade administrada pela Comunidade Jurídico-Trabalhista é fruto de uma parceria do MPT com a Fundação Projeto Pescar, a Seção Estadual da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/RS), a Escola Superior de Advocacia (ESA), o TRT-4, a Caixa de Assistência dos Advogados do Estado (CAA/RS) e a Superintendência Regional do Trabalho e Emprego no Rio Grande do Sul (SRTE/RS). Desde 2017, a unidade já formou 174 alunos.

Além do MPT, participaram da reunião as gestoras regionais do Programa de Combate ao Trabalho Infantil e de Estímulo à Aprendizagem do TRT-RS, desembargadora Rejane Souza Pedra e juíza Aline Doral Stefani Fagundes; a corregedora da OAB/RS, Maria Helena Dornelles; a vice-presidente da Caixa de Assistência dos Advogados do RS (CAA/RS), Paula Grill; a coordenadora da Aprendizagem da Superintendência Regional do Trabalho e Emprego do RS, auditora fiscal do Trabalho Denise Natalina Brambilla Gonzalez; a coordenadora do Programa Social Pescar, Niura dos Santos Machado; a diretora-geral do TRT-4, Rejane Carvalho Donis; as educadoras sociais do Projeto Pescar Cátia Beulke e Valéria Neutzling; a coordenadora de Sustentabilidade, Acessibilidade e Inclusão do TRT-RS, Elen Cristina Prezotto; e a assistente da unidade, Lais Cristina Gross Gerhardt.

 

Tags: 2025, Fevereiro

Imprimir