Procuradora participa de 1º Encontro “Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora”, em Porto Alegre

Evento foi promovido pelo Sindicato dos Farmacêuticos do Estado

     O Ministério Público do Trabalho no Rio Grande do Sul (MPT-RS) participou do 1º Encontro Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora, nesta sexta-feira (20/1), no Hotel Continental, em Porto Alegre. A procuradora do Trabalho Flávia Bornéo Funck participou da mesa “Desafios e Perspectivas para a Saúde do Trabalhador”.

     O objetivo do evento foi debater temas como assédio moral, racismo institucional, condições de trabalho, riscos psíquicos e violências externa, além de temas com maior amplitude como defesa do Sistema Único de Saúde (SUS) e manutenção dos direitos trabalhistas.

     Em sua participação, a procuradora salientou a importância de cuidarmos da saúde do trabalhador e da trabalhadora - inclusive a saúde mental -, o que só será possível mediante a manutençao de um meio ambiente do trabalho saudável e hígido. Após destacar as principais normativas a respeito do tema, desde a Constituição até as Normas Regulamentadoras (NRs), bem assim o papel do Ministério Público do Trabalho para conseguir este objetivo, concluiu que o grande desafio atualmente é dar efetivo cumprimento aos programas de controle de riscos ambinetais (PPRA) e de controle médico ocupacional (PCMSO), que são de apresentação obrigatória pelas empresas.

     O evento foi organizado pelo Sindicato dos Farmacêuticos do Rio Grande do Sul (Sindifars), pela Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB) e pela Federação Nacional dos Farmacêuticos (Fenafar). ​

Texto: Luis Nakajo (analista de Comunicação)
Fixo: (51) 3220-8328
Supervisão: Flávio Wornicov Portela (reg. prof. MT/RS 6132)
Fixo Oi (51) 3220-8327 | Móvel Claro (51) 99977-4286 com WhatsApp
prt4.ascom@mpt.mp.br | facebook.com/MPTnoRS | twitter.com/mpt_rs

Tags: Janeiro

Imprimir