MPT recebe Themis para apresentação do aplicativo Laudelina

Projeto é voltado para as trabalhadoras domésticas

Presidenta da Themis, Andrea Nocchi, assessora jurídica, Lívia Zanatta, procuradores Márcia Farias, Gilson Azevedo e Victor Laitano
Presidenta da Themis, Andrea Nocchi, assessora jurídica, Lívia Zanatta, procuradores Márcia Farias, Gilson Azevedo e Victor Laitano

     O procurador-chefe do Ministério Público do Trabalho no Rio Grande do Sul (MPT-RS), Victor Hugo Laitano, o vice-procurador-chefe, Gilson Luiz Laydner de Azevedo, e a procuradora Márcia Medeiros de Farias receberam, nesta segunda-feira (26/3), a presidenta do Conselho da Organização Não Governamental (ONG) Themis – Gênero, Justiça e Direitos Humanos, Andrea Nocchi, e a assessora jurídica Lívia Zanatta. A Themis existe há 25 anos e tem como objetivo enfrentar a discriminação contra mulheres no Sistema de Justiça. A reunião teve como objetivo apresentar a nova presidenta da ONG e também abordar o aplicativo Laudelina.

     A Themis desenvolveu o aplicativo voltado a trabalhadoras domésticas para divulgar informações sobre os direitos da categoria e facilitar o contato entre as profissionais. Além de apresentar guia sobre direitos trabalhistas, o Laudelina possui ferramentas que calculam salários, benefícios e valores da rescisão contratual. O aplicativo também possibilita criação de rede de contatos entre trabalhadoras e suas entidades representativas, lista de telefones e endereços úteis, e disponibiliza espaço para denúncias de abusos. O principal objetivo é a implementação dos novos direitos da categoria, garantindo informação e conhecimento, além da formação de redes entre trabalhadoras domésticas, e delas com seus sindicatos e órgãos de proteção.

     O projeto do Laudelina foi um dos ganhadores do Prêmio Desafio de Impacto Social Google de 2016. O aplicativo foi nomeado em homenagem a Laudelina de Campos Melo, ativista sindical e trabalhadora doméstica que criou a primeira associação da categoria, em 1936. Em 10 de outubro de 2017, a Themis assinou convênio com órgãos públicos (incluindo o MPT), associações de classe e organizações sindicais com objetivo de produzir conteúdo informativo para o Laudelina e promover sua divulgação.

Cartaz fixado no térreo da Sede Ramiro do MPT em Porto Alegre
Cartaz fixado no térreo da Sede Ramiro do MPT em Porto Alegre

Leia mais:

12/10/2018 - Aplicativo “Laudelina” auxilia trabalhadoras domésticas a conhecerem seus direitos

Texto e foto: Maria Antonia Fiorini (estagiária de Jornalismo)
Supervisão: Flávio Wornicov Portela (reg. prof. MT/RS 6132)
Fixo Oi: (51) 3284-3097 | Móvel Claro (51) 99977-4286 com WhatsApp
prt04.ascom@mpt.mp.br | www.facebook.com/mptnors | https://twitter.com/mpt_rs

Tags: Março

Imprimir