MPT convida emissoras de rádio e TV para participarem de campanha contra trabalho infantil
Salas de cinema também foram notificadas sobre a iniciativa
Campanha da Coordenadoria Nacional de Combate à Exploração do Trabalho de Crianças e Adolescentes (Coordinfância), promovida pelo Ministério Público do Trabalho no Rio Grande do Sul (MPT-RS), recebeu o apoio da Associação Gaúcha de Emissoras de Rádio e Televisão (Agert). A instituição encaminhará o áudio e o vídeo da campanha a suas 341 emissoras afiliadas (155 emissoras AM, 164 FM e 22 estações de TV) , que podem aderir voluntariamente à campanha.
Além de rádios e TVs, foram também convidadas operadoras de salas de cinema do Estado. Com o grupo Flix Media, que cria anúncios pré-filme, foi realizada reunião no último mês; com as demais, o contato se deu mediante ofício. O Cine Victoria confirmou a participação na campanha.
A campanha tem como slogan “Quando a infância é perdida, não tem jogo ganho” e é mais uma iniciativa do MPT, que tem o combate ao trabalho infantil e a regularização do trabalho adolescente como uma de suas metas institucionais prioritárias. No Brasil, não é permitido trabalhar antes de 16 anos, exceto na condição de aprendiz, a partir dos 14. Entre os 16 e os 18 anos, pode-se trabalhar, desde que não seja em ambiente perigoso, insalubre, ou em horário noturno.
Nos últimos seis anos (2012 a 2017), 15.675 crianças e adolescentes no Brasil (até 17 anos) foram vítimas de acidentes graves no trabalho, segundo o Observatório Digital de Saúde e Segurança do Trabalho, ferramenta do MPT e da Organização Internacional do Trabalho (OIT). Do total de vítimas, 72% (11.329) são do sexo masculino e 27,7% (4.346) são do sexo feminino.
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Texto: Luis Nakajo (analista de Comunicação)
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