Procurador palestra no 7º Encontro Estadual dos Conselhos Tutelares
O Ministério Público do Trabalho no Rio Grande do Sul (MPT-RS) participou nessa sexta-feira (4/4) do 7º Encontro Estadual de Conselheiros e Conselheiras Tutelares e Conselhos dos Direitos da Criança e do Adolescente, realizado no auditório Dante Barone, da Assembleia Legislativa. O MPT foi representado pelo coordenador regional da Coordenadoria Nacional de Combate à Exploração do Trabalho de Crianças e Adolescentes (Coordinfância), Roberto Portela Mildner.
O procurador do Trabalho palestrou sobre a estrutura do MPT e suas funções institucionais na defesa dos direitos de crianças e adolescentes. Falou sobre as condições exigidas pela legislação para o trabalho juvenil e destacou o papel dos conselheiros tutelares na comunicação de irregularidades, baseadas principalmente no Relatório de Inspeção dos Conselhos. O procurador explicou como elaborar denúncias ao MPT e assim congregar efetividade à rede de proteção aos menores de idade.
De acordo com o procurador, “o trabalho infantil é uma triste realidade, que precisa ser enxergada e transformada por nós”. Ele lembrou que na defesa dos direitos de crianças e adolescentes, há atuação conjunta dos Ministérios Públicos estadual e da União. Na ocasião, foi distribuído para os presentes o manual de atuação do Conselho Tutelar, publicação do MPT voltada especialmente para os conselhos tutelares e que apresenta como apêndice a Lista TIP (piores formas de trabalho infantil), estabelecida pelo Decreto nº 6481/2008.
|
Leia mais:
1º/4/2014- MPT participa de lançamento de campanha sobre proteção a crianças e adolescentes em megaeventos
24/3/2014- MPT participa de reunião com MPE sobre trabalho de menores no esporte
Texto e foto: Luis Nakajo (analista de Comunicação)
Supervisão: Flávio Wornicov Portela (reg. prof. MTE/RS 6132)
Publicação no site: 8/4/2014
Tags: Abril