Atenção: devido ao estado de calamidade pública, o atendimento presencial e os prazos nos procedimentos do MPT-RS estão suspensos por 30 dias, prorrogáveis por mais 30, a partir de 7/5.
O atendimento ao público segue pelos canais online.

MPT participa de seminário em Bento Gonçalves sobre combate ao trabalho escravo contemporâneo

Evento foi realizado pela Escola Judicial do Tribunal Regional do Trabalho (TRT-RS)
 
    O MPT participou nesta segunda-feira (26/2) da abertura do seminário “Direito fundamental ao trabalho decente: Caminhos para a erradicação do trabalho escravo contemporâneo”, evento realizado pela Justiça do Trabalho para discutir questões relativas ao combate à escravidão contemporânea. A abertura contou com a presença do presidente do Tribunal Superior do Trabalho (TST), ministro Lelio Bentes Corrêa. O subprocurador-geral André Luis Spies representou a Procuradoria Geral do Trabalho (PGT). A procuradora-chefe do MPT-RS, Denise Maria Schellenberger Fernandes, e a vice-procuradora chefe, Martha Diverio Kruse, representaram a regional do RS.
 
     Segundo o subprocurador-geral André Spies em sua fala na abertura do evento, o trabalho escravo só traz sofrimento às vítimas e à sociedade. "É papel das instituições fazer cumprir os ditames da Constituição, o que é difícil isoladamente, mas é possível quando se age coletivamente", afirmou. "O Grupo Móvel da Fiscalização do Trabalho é uma política muito eficiente, mas não basta resgatar, é preciso garantir qualificação, uma renda mínima, resgatar também a cidadania dessas pessoas", avaliou.

    O seminário conta com o apoio do MPT-RS, da Associação dos Magistrados da Justiça do Trabalho da 4ª Região (AMATRA IV); da Associação Nacional dos Magistrados da Justiça do Trabalho (ANAMATRA); da Escola de Magistrados e Servidores do TRF da 4ª Região (EMAGIS) e da Organização Internacional do Trabalho (OIT).

    Entre os palestrantes, o seminário conta com os procuradores do MPT Luciano Aragão (MPT-MA), que participará do painel "A responsabilidade das empresas nas cadeias produtivas"; e Lys Sobral Cardoso (MPT-DF/TO), que participará do painel "O papel das instituições no enfrentamento ao trabalho escravo".

Fixo Oi (51) 3284-3086 | Móvel Claro (51) 99977-4286 com WhatsApp | prt04.ascom@mpt.mp.br
www.facebook.com/mptnors | https://twitter.com/mpt_rs | www.instagram.com/mpt.rs

Tags: Fevereiro

Imprimir