☎️  Ligue para as unidades do MPT-RS nos números abaixo em horário de expediente. A instituição também atende por canais online.

PRT Porto Alegre (51) 3252-1500
PTM Caxias do Sul (54) 3201-6000
PTM Novo Hamburgo (51) 3553-7250
PTM Passo Fundo (54) 3316-4300
PTM Pelotas (53) 3310-7700
PTM Santa Cruz do Sul (51) 3740-2550
PTM Santa Maria (55) 3174-1200
PTM Santo Ângelo (55) 3931-3300
PTM Uruguaiana (55) 3414-4800

MPT em Caxias do Sul obtém decisão favorável em caso de trabalho análogo à escravidão

Liminar em tutela de urgência impõe a oito réus cumprimento imediato de obrigações

Procuradoria do Trabalho no Município de Caxias do Sul. Foto: Ascom/MPT-RS
Procuradoria do Trabalho no Município de Caxias do Sul. Foto: Ascom/MPT-RS

     O Ministério Público do Trabalho (MPT) em Caxias do Sul obteve decisão favorável em pedido de tutela de urgência em uma Ação Civil Pública (ACP) relacionada a situações de trabalho análogo à escravidão. A liminar imp~poe a oito réus o cumprimento de obrigações de fazer e não fazer para evitar novas irregularidades. A decisão foi emitida pela Vara do Trabalho de Vacaria.

     A ACP foi baseada no relatório de fiscalização e autos de infração da Gerência Regional do Trabalho e Emprego (GRTE) de Caxias do Sul e nas informações obtidas em depoimento tomados pela Polícia Civil de Vacaria. A origem da ação foi uma investigação para averiguar reiteradas denúncias de graves irregularidades em uma propriedade rural dedicada ao cultivo e à colheita da maçã. As ilicitudes foram confirmadas durante as buscas e coleta de depoimentos realizadas pela polícia e pela fiscalização do trabalho.

     Os réus fazem parte de dois grupos empresariais que usaram dos mesmos empreiteiros para contratação de trabalhadores – porém, ao serem admitidos, os empregados foram alojados em condições degradantes e submetidos a dívida  irregular com cobranças abusivas de alojamento e até  de itens básicos de higiene. Além de não terem liberdade para dispor da própria remuneração, os trabalhadores também tinham seu salário pago com drogas ilícitas.

     A aprovação pela Vara do Trabalho de Vacaria do pedido de tutela antecipada impõe aos réus o cumprimento imediato das obrigações postuladas pelo MPT-RS. São elas: abster-se de manter trabalhador em condições degradantes de trabalho, servidão por dívidas ou em qualquer modalidade de trabalho em condições análogas às de escravo; abster-se de coagir ou induzir trabalhador a utilizar-se de armazém ou serviços mantidos pela empresa;  abster-se de limitar, por qualquer forma, a liberdade do empregado de dispor de seu salário entre outras obrigações relativas a adequações em instalações elétricas, alojamentos, instalações sanitárias, registro de empregados, anotação da jornada e proteção contra incêndio. Todas as obrigações não cumpridas estão sob pena de multa.

Texto: Samuel Ruiz Anklam (jornalista supervisor: Carlos André Moreira - reg. prof. MT/RS 8553)
Fixo Oi (51) 3284-3086 | Móvel Claro (51) 99977-4286 com WhatsApp | prt04.ascom@mpt.mp.br
www.facebook.com/mptnors | https://twitter.com/mpt_rs | www.instagram.com/mpt.rs

Tags: 2024, Julho

Imprimir