Audiência debate saúde e segurança na construção civil caxiense
Evento convocado pelo MPT reuniu 150 interessados, integra ações do CPMR e discutiu responsabilidade civil e criminal dos profissionais; somente em 2016, quatro trabalhadores já morreram em acidentes de trabalho nos canteiros de obras de Caxias do Sul
Audiência pública reuniu, na tarde desta quinta-feira (23/6), 150 interessados, principalmente engenheiros e técnicos de saúde e segurança do trabalho, na sede do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias da Construção e do Mobiliário de Caxias do Sul (STICM). O objetivo foi o de debater o quadro e a evolução da saúde e segurança no trabalho na construção civil caxiense e discutir os problemas encontrados na área, bem como a responsabilidade civil e criminal dos profissionais que atuam na cidade. A audiência foi convocada pelo Ministério Público do Trabalho (MPT) e integra as ações do Comitê Permanente Microrregional Sobre Condições e Meio Ambiente na Indústria da Construção Civil na Região Nordeste do Rio Grande do Sul (CPMR-Nordeste).
O evento foi aberto com saudações do atual coordenador do CPMR-Nordeste e, também, vice-presidente do STICM caxiense, Carlos Fadanelli, do diretor de Relações do Trabalho do Sindicato da Indústria da Construção Civil de Caxias do Sul (Sinduscon Caxias), Virvi Jordão Marcílio, e do vice-presidente da Federação dos Trabalhadores nas Indústrias da Construção e do Mobiliário do Estado do Rio Grande do Sul (Feticom-RS), Paulo Sérgio Alves. Depois, o presidente do Sindicato dos Técnicos em Segurança do Trabalho do Estado do Rio Grande do Sul (Sinditest/RS), Nílson Airton Laucksen, proferiu a palestra "Responsabilidade civil e criminal dos profissionais Técnicos em Segurança do Trabalho".
Clique aqui para acessar em PDF a apresentação de Nílson.
Na segunda parte da audiência, foi composta mesa com o procurador do trabalho do MPT em Caxias do Sul, Ricardo Garcia, o juiz titular da 6ª Vara do Trabalho de Caxias do Sul, especializada em acidentes do trabalho, Marcelo Silva Porto, o gerente regional do Ministério do Trabalho (MT), Vanius João de Araújo Corte, o presidente do Sinditest/RS), Nílson Laucksen, o coordenador do CPMR-Nordeste, Carlos Fadanelli, e o diretor do Sinduscon Caxias, Virvi Marcílio. A audiência encerrou-se com a participação do público, perguntando e comentando sobre os assuntos abordados, assim como trazendo experiências particulares.
Conforme o procurador Ricardo, "o objetivo da audiência foi o de alertar os profissionais sobre os riscos que correm, caso desprezem as atribuições de seu papel na consecução da prevenção da saúde e da segurança, e das repercussões pessoais para essa conduta". Para o juiz Marcelo, "foi um importante evento para a Serra gaúcha sobre responsabilidade civil e criminal dos técnicos e engenheiros de segurança do Trabalho, porque, em 2015, foram ajuizadas 1.600 ações, e a perspectiva para 2016 é atingir 1.800". E o gerente do MT, Vanius Corte, informou que, somente neste ano, quatro trabalhadores já morreram em acidentes de trabalho nos canteiros de obras de Caxias do Sul.
CPMR-Nordeste
O CPMR, instituído em setembro de 2007, é uma entidade colegiada composta por três bancadas: governo, empregadores e empregados. Os atuais representantes das bancadas no CPMR são auditores-fiscais do Ministério do Trabalho em exercício na Gerência Regional do Trabalho em Caxias do Sul (Governo Federal) e representantes dos seguintes sindicatos: Sindicato dos Trabalhadores das Indústrias da Construção e do Mobiliário de Caxias do Sul, Sindicato dos Trabalhadores das Indústrias da Construção e do Mobiliário de Bento Gonçalves, Sindicato dos Trabalhadores das Indústrias da Construção e do Mobiliário de Flores da Cunha, Sindicato dos Técnicos de Segurança do Trabalho de Caxias do Sul (empregados) e Sindicato da Indústria da Construção Civil de Caxias do Sul (empregadores). Em 2016, a CPMR-Nordeste está sob a coordenação do Sindicato dos Trabalhadores de Caxias do Sul.
Seus objetivos são: divulgar, promover o cumprimento e propor alterações da Norma Regulamentadora (NR) nº 18, além de desenvolver ações no sentido de minimizar a ocorrência de acidentes e doenças relacionadas ao trabalho na indústria da construção na região Nordeste do Rio Grande do Sul.
Leia mais
22/5/2016 - MPT convoca empresas da construção civil de Caxias do Sul
22/3/2016 - Campanha do MPT visa combate ao Aedes Aegypti
21/3/2016 - MPT promove capacitação sobre combate ao Aedes Aegypti
7/3/2016 - Caxias do Sul distribui flyer orientando contra Aedes aegypti
1/3/2016 - CPMR-Nordeste/RS e CEREST Serra promoverão capacitação sobre Aedes Aegypti
3/8/2015 - Administradoras notificadas para entregar cadastros dos condomínios de Caxias do Sul
29/7/2015 - Audiência discute CIPAs em empresas da construção civil de Caxias do Sul, Flores da Cunha e São Marcos
27/7/2015 - MPT promoverá audiência com administradoras de condomínio na próxima segunda-feira
7/7/2015 - Audiência discutirá CIPAs no setor da construção civil, na próxima terça-feira, em Caxias do Sul
17/10/2014 - Audiência em Nova Prata esclarece 300 interessados sobre segurança na construção civil e olarias da região
13/10/2014 - Audiência pública debaterá segurança na construção civil e nas olarias de Nova Prata e região
12/9/2014 - Mais de 200 interessados debatem segurança na construção civil de Antônio Prado, Ipê e Nova Roma do Sul
6/9/2014 - Audiência pública debaterá construção civil em Antônio Prado, Ipê e Nova Roma do Sul
Texto e fotos: Flávio Wornicov Portela (reg. prof. MT/RS 6132) enviado especial
Fixo Oi (51) 3220-8327 | Móvel Claro (51) 9977-4286 com WhatsApp
prt4.ascom@mpt.mp.br | facebook.com/MPTnoRS | twitter.com/mpt_rs
Tags: Junho