MPT notifica empresas de Erechim por irregularidades no transporte de trabalhadores

Notificações Recomendatórias foram entregues durante audiência coletiva realizada no Sindicato dos Metalúrgicos

Clique aqui para acessar no Flickr fotos (em alta resolução) publicadas nesta página

     O Ministério Público do Trabalho (MPT) em Passo Fundo entregou, na manhã desta quarta-feira (11/3), Notificações Recomendatórias para 14 empresas do Distrito Industrial de Erechim que contratam transporte terceirizado para os empregados. São elas: Indústria de Molas Carlon Ltda., Erechim Ferro e Aço Ltda - EPP, Bigolin Comércio de Máquinas e Equipamentos, Metalúrgica Erechim Ltda – ME, Triel – HT Industrial e Participações S/A, Triel – HT Industrial e Participações Ltda., Pili Hidráulicos Ltda – EPP, Ke Soja Comércio de Insumos e Máquinas Agrícolas Ltda., Indústria de Balas Munarfrey Ltda., Zinpão Indústria de Alimentos Ltda., Metal Mecânica Solução Ltda – EPP, Perfil Perfilados de Aço Ltda - EPP, Woland e Cia Ltda. – EPP e MNAC do Brasil Administração e Participações Ltda. A reunião, com uma hora de duração, foi realizada no auditório do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico de Erechim. O encontro foi presidido pelas procuradoras do Trabalho Flávia Bornéo Funck e Renata Falcone Capistrano da Silva.

Procuradoras entregam Notificação para empresas presentes na audiência coletiva
Procuradoras entregam Notificação para empresas presentes na audiência coletiva

     As procuradoras explicaram que a audiência foi convocada em decorrência do recebimento de ofício encaminhado pelo Sindicato, dando conta de irregularidades constatadas no transporte dos empregados das empresas, em especial a precariedade dos ônibus contratados para o serviço. Às empresas investigadas, foi recomendado que que fiscalizem "a prestação de serviços de transporte de trabalhadores por empresas terceirizadas, especialmente no que concerne à segurança dos trabalhadores, verificando a presença de elementos básicos de segurança como extintores e cintos de segurança, no intuito de evitar que seus funcionários utilizem um transporte sucateado que possa, inclusive, acarretar danos aos usuários, visto que a terceirização não isenta a tomadora de serviços da responsabilidade de zelar pela segurança e integridade física de seus obreiros, devendo garantir o fornecimento de transporte seguro e adequado". As repesentantes do MPT também orientaram os presentes para que as irregularidades possam ser sanadas satisfatoriamente.

Clique aqui para ler a Notificação Recomendatória padrão entregue para as empresas.

Procuradoras Flávia Funck e Renata Falcone; assessora Nirvania e presidente Fábio
Procuradoras Flávia Funck e Renata Falcone; assessora Nirvania e presidente Fábio

     O presidente do Sindicato, Fábio André Adamczu, presente na audiência e acompanhado da assessora jurídica Nirvania Joviatti Pedrollo, informou que pelo menos 60 empresas do Município contratam serviços para fazer o transporte dos trabalhadores. Disse que, em setembro de 2014, numa ação conjunta desenvolvida pelo 13º Batalhão de Polícia Militar (BPM) e pela Diretoria de Trânsito de Erechim, foi feita a abordagem de 35 veículos de transporte de passageiros no Distrito Industrial. Na época, foram confeccionadas 27 autuações diversas, principalmente pela falta de equipamentos obrigatórios como extintor de incêndio, cinto de segurança, pneus sem condições de trafegabilidade, entre outras. Seis ônibus foram guinchados, garantiu. 

Texto e fotos: Flávio Wornicov Portela (enviado especial, reg. prof. MTE/RS 6132)
Fixo Oi: (51) 3284-3066 | Móvel Claro com WhatsApp: (51) 9977-4286
prt4.ascom@mpt.mp.br www.facebook.com/MPTnoRS https://twitter.com/mpt_rs

Tags: Março

Imprimir