Recursos destinados pelo MPT-RS beneficiam escola de ensino fundamental no interior de Crissiumal

Verba decorrente de acordo judicial com empresa de calçados está sendo utilizada para criação de espaço de recreio e acervo de brinquedos na escola, voltada para crianças do campo

     Recursos no valor de R$ 20 mil destinados pela unidade do MPT-RS em Santo Ângelo estão sendo utilizados para a montagem de um acervo de brinquedos e de um espaço para recreação na Escola Municipal de Ensino Fundamental Riachuelo, localizada na Zona Rural de Crisssiumal. O dinheiro será usado na aquisição de brinquedos e aparelhos de recreação. A Riachuelo, que atende cerca de 150 alunos, é a única Escola Rural da região com ensino fundamental, recebendo crianças, muitas delas em situação econômica vulnerável, vindas de várias cidades do entorno.

     A destinação é resultado de um acordo extrajudicial feito pelo MPT-RS com uma loja de calçados de Crissiumal devido a irregularidades de registro na jornada trabalhista. O montante será repassado à escola em parcelas mensais de R$ 2 mil, usadas para financiar um plano previamente inscrito no cadastro de projetos para recebimento de recursos do MPT. Com os recursos das primeiras duas parcelas, já pagas, a escola comprou até o momento brinquedos e uma cama elástica.

     Localizada na região de Lajeado Nass, no interior de Crissiumal, a Riachuelo recebe também alunos de localidades próximas como Salgadinho, Esquina Uruguai, Barra do Buricá, Barra do Mirim, Barra do Lajeado, Lajeado Bugre, Lajeado Ervas e Joaquina, entre outras. O projeto apresentado ao MPT visa a equipar o estabelecimento com brinquedos para facilitar a sociabilidade das crianças, moradoras de zona rural, muitas vezes em regiões isoladas, principalmente no chamado Contraturno, no qual as crianças passam o dia inteiro na escola.

     "Além disso, muitas das crianças atendidas pela escola vêm de famílias em situação de vulnerabilidade econômica, então o único momento em que têm acesso ao tempo e às condições para brincar é na escola", explica Mariele Fernanda Muller, do Círculo de Pais e Mestres da Escola Riachuelo, responsável pelo projeto.

IC 000109.2014.04.003/0

Texto: Carlos André Moreira (reg. prof. MT/RS 8553)
Fixo Oi (51) 3284-3086 | Móvel Claro (51) 99977-4286 com WhatsApp | prt04.ascom@mpt.mp.br
www.facebook.com/mptnors | https://twitter.com/mpt_rs | www.instagram.com/mpt.rs

Tags: Outubro

Imprimir